Em 10 dias, dia 30 de maio, se encerrará o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2025. No entanto, muitos contribuintes ainda não enviaram o formulário à Receita Federal.
De acordo com a Receita, quem não declarar o IRPF 2025 dentro do prazo estará sujeito a uma multa. A cobrança por atraso é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido.
Assim, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74. Mas, pode chegar até a 20% do valor do IRPF 2025. Por isso, é fundamental declarar o Imposto de Renda o quanto antes.
Afinal, o valor da multa começa a contar no dia seguinte do prazo final da entrega e termina a contagem apenas após o envio da declaração. Ou seja, quanto mais demorar, mais terá que pagar.
Fora isso, os contribuintes que não enviarem a declaração do Imposto de Renda podem ficar com o CPF irregular. Portanto, se ainda não declarou, atente-se que o prazo se encerra no dia 30 de maio.
Faltam apenas 10 dias para o encerramento do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2025 e 19 milhões de contribuintes ainda estão pendentes.
Conforme as estatísticas da Receita Federal, atualizadas às 09h15 desta terça-feira (20), 26.986.131 pessoas enviaram a declaração. Isso equivale a 58,2% das declarações esperadas em 2025.
Sendo assim, se você faz parte do grupo de contribuintes que ainda não declarou o Imposto de Renda, apresse-se. Afinal, é necessário revisar os dados, reunir documentos, entre outros.
Como declarar o Imposto de Renda 2025?
Para não perder o prazo, veja como declarar o Imposto de Renda. Antes de começar a sua declaração, recomendamos ter em mãos os documentos necessários para preencher todos os campos:
No entanto, a declaração do IR é pessoal. Aposentados, por exemplo, devem apresentar o extrato do INSS, enquanto autônomos devem ter suas notas fiscais.
Depois, acesse o site da Receita Federal, clique em “Baixar programa. Em seguida, escolha o tipo de declaração que deseja e preencha o formulário com atenção para evitar erros!
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda é uma ótima opção. Afinal, ela torna o processo mais rápido, uma vez que usa informações que estão na base de dados do contribuinte.
Mas, ainda é fundamental revisar a sua declaração para evitar erros que podem te deixar na malha fina. Por isso, revise e envie o documento até o fim do prazo do Imposto de Renda!