Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Como tirar a segunda via da nota fiscal? Confira maneiras!

Já precisou de uma nota fiscal que não tinha mais, mas não sabia como tirar a segunda via? Confira a seguir!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 28 de Setembro de 2023

A nota fiscal é um documento emitido pelas empresas, que registra alguma venda. Dessa maneira, é muito importante saber como tirar a segunda via de uma nota fiscal.

Além disso, se você já comprou algo e precisou fazer a troca, seja por um defeito do produto ou outros motivos, provavelmente já precisou dessa nota.

Então, confira a seguir mais detalhes sobre o assunto!

SAIBA MAIS: O que é Nota Fiscal Cidadã? Veja como funciona esse programa fiscal!

Segunda via da nota fiscal: como e onde conseguir?

Para conseguir a segunda via de uma nota fiscal é necessário entrar em contato com a loja que emitiu na primeira vez.

Apesar de não ser obrigação da empresa, uma vez que não existe nenhuma lei estabelecendo isso, o estabelecimento não vai ter nenhum custo com essa segunda emissão.

Logo, é possível que eles emitam a 2ª via da nota fiscal para você, sem maiores dificuldades.

É importante, ainda, que contenha as mesmas informações do produto que constavam na primeira emissão, como:

  • Modelo;
  • Tipo e marca;
  • Espécie;
  • Quantidade.

Além disso, deve conter também as informações da empresa que fez a prestação de serviço ou vendeu o produto para você, como:

  • CNPJ;
  • Endereço; e
  • Telefone.

E se a loja não quiser emitir uma segunda via da nota fiscal?

Como dito anteriormente, as lojas não são obrigadas por lei a emitirem 2ª via de nota fiscal para os clientes. No entanto, é interessante para a empresa preservar uma boa relação com o cliente, ainda pelo fato de não gerar custos ao realizar a ação.

Mas, caso isso aconteça, confira outras formas de obter a 2ª via da nota fiscal:

  • Via e-mail: Confira se não há a nota fiscal eletrônica no seu e-mail, pois este envio é uma prática bem comum em meio às empresas;
  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda: No site, você pode utilizar a chave de acesso à nota fiscal eletrônica, que está disponível no Danfe (Um registro físico para um acesso simplificado a uma compra).

Caso você não tenha o Danfe, é possível pedir a chave ao estabelecimento em que a compra foi feita.

Por que guardar uma nota fiscal?

Guardar notas fiscais, além de ser uma boa prática, é uma obrigação que consta na lei.

Afinal, ao passar dos anos é possível que a Receita Federal solicite o documento para fiscalizar irregularidades no estabelecimento. Então, caso não haja a nota fiscal e a empresa não possa comprovar que realizou os pagamentos à Receita, ela é passível de multa.

Além disso, para os clientes que recebem uma nota fiscal após a compra de um produto ou mesmo após uma prestação de serviços, é necessário o armazenamento.

Caso o produto esteja defeituoso, só é possível fazer a troca com o documento em mãos, atestando a compra.

Afinal, por quanto tempo é necessário guardar uma nota fiscal?

De acordo com a lei 5.172, art. 173, do Código Tributário Nacional, é necessário guardar uma nota fiscal pelo período de, pelo menos, 5 anos.

Dessa maneira, busque um local seguro em casa para armazenar notas fiscais e certifique-se de que elas estarão seguras por esse período de tempo. Assim, será possível evitar maiores dificuldades com o produto, seja para uma troca ou outras possíveis comprovações.

VEJA TAMBÉM: Veja o passo de passo de como emitir nota fiscal MEI



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.