Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Fraude no INSS: Correios começam a atender aposentados e pensionistas a partir do dia 30

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 22 de Maio de 2025 2 min de leitura

A partir de 30 de maio, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vai começar a atender aposentados e pensionistas vítimas da fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Inicialmente, o INSS cogitava usar as agências da Caixa Econômica Federal para o atendimento presencial. Mas, os Correios estão presentes em cidades pequenas que não possuem agências.

Dessa maneira, o Governo Federal entendeu que os Correios precisam ajudar no ressarcimento de quem sofreu descontos ilegais do INSS. Para saber mais informações, continue lendo abaixo.

Atendimento presencial do INSS nos Correios

Desde o dia 14 de maio, aposentados e pensionistas podem informar através do Meu INSS e telefone do INSS se sofreram descontos ilegais de mensalidades associativas para o ressarcimento.

Contudo, há beneficiários sem familiaridade ou acesso à internet e linha telefônica. Por isso, o INSS buscou uma solução para o atendimento presencial em cidades sem agências da instituição.

Dessa maneira, a partir do dia 30, as vítimas da fraude no INSS serão atendidas nos Correios. Isso porque a empresa está mais presente no Brasil do que as agências bancárias.

Para isso, a Dataprev vai entregar um sistema eletrônico na próxima terça-feira (27), a ser usado pelos Correios, com informações dos aposentados.

Além disso, está em vigor um acordo de cooperação técnica entre os Correios e o INSS para facilitar a parte burocrática. A informação foi confirmada por diretores dos Correios e do INSS à CNN.

Como saber se caiu na fraude do INSS?

No dia 13 de maio, o INSS notificou todos os aposentados e pensionistas que tiveram descontos de mensalidade associativas em seus contracheques para quem indicassem os ilegais.

Se você recebeu a notificação, acesse o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no Meu INSS e veja se há algum desconto que não autorizou. Depois, informe, se for o caso.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com o INSS. Mas, utilize apenas os canais oficiais, uma vez que criminosos estão aproveitando o momento para aplicar golpes em nome da Previdência.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.