Nesta segunda-feira, o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) começou a pagar os credores do Banco Master. Isto é, aqueles que têm dinheiro a receber da instituição.
De acordo com o Fundo, inicialmente, cerca de 150 mil pessoas físicas e jurídicas devem receber o reembolso. No total, já há mais de 369 mil pedidos de ressarcimentos.
As solicitações foram feitas pelos credores que compraram CDBs (Certificados de Crédito Bancário) do Banco Master – um investimento de renda fixa em que o cliente empresta dinheiro ao banco.
Se você também tem dinheiro a receber, veja como pedir a devolução
A devolução só teve início depois que o liquidante enviou ao FGC a lista completa de credores do Banco Master. Depois da consolidação da lista, o Fundo liberou acesso aos valores cobertos.
Por isso, o FGC liberou apenas neste sábado (17) a solicitação do reembolso. Para isso, os credores devem cadastrar a conta bancária, validar a biometria e enviar os documentos necessários.
No entanto, é importante ressaltar que os valores que ultrapassarem o limite de cobertura do FGC, R$ 250 mil, permanecerão sujeitos ao processo de liquidação do Banco Master.
Assim, o credor passa a integrar a massa falida, sem garantia de recebimento dos valores. Continue lendo para descobrir como pedir o reembolso para pessoas físicas e pessoas jurídicas.
De acordo com o Fundo, o pedido de pagamento da garantia para pessoas físicas deve ser feito pelo aplicativo do FGC, disponível para Android e iOS. Depois, siga o passo a passo:
- Acesse o app do FGC e cadastre-se;
- Solicite o pagamento da garantia;
- Informe uma conta bancária da sua titularidade;
- Faça a validação biométrica;
- Por fim, envie os documentos solicitados.
Segundo o FGC, no app “você pode conferir as instituições em regime especial decretado pelo Banco Central e se já é possível solicitar o pagamento de garantia, além de receber notificações para acompanhar o seu pedido”.
Já para pessoas jurídicas, o representante legal da empresa deve pedir o pagamento da garantia através do Portal do Investidor. Em seguida, o Fundo envia um e-mail com os próximos passos.
Após a conclusão de todos os passos, o pagamento é feito por transferência para uma conta corrente ou conta poupança do mesmo CNPJ, em nome da empresa.
Todavia, quando o reembolso precisar ser feito a inventariantes ou ao espólio, o Fundo tratará direto com os beneficiários. Portanto. não será possível solicitar a garantia pelo app.
O FGC alerta para que os credores do Banco Master tomem cuidado e fiquem atentos para possíveis tentativas de golpes relacionados ao pagamento da garantia.
Portanto, o Fundo reforçou que os únicos canais oficiais de atendimento e divulgação de informações são o e-mail, redes sociais, app e telefone do FGC. Além disso, segundo o órgão:
“O FGC não cobra nenhum tipo de taxa para efetuar o pagamento da garantia, não antecipa, não transfere créditos garantidos e não utiliza intermediários. Nenhum contato é feito por meio do WhatsApp ou SMS”.
De acordo com o presidente do FGC, Daniel Lima, é fundamental que as pessoas estejam atentas para não serem enganadas, já que esse processo pode ser alvo de criminosos.