Os primeiros pagamentos do programa Gás do Povo estão previstos para novembro de 2025, com expansão gradual até o primeiro semestre de 2026.
Criado pelo Governo Federal, o novo programa promete garantir botijões gratuitos de gás de cozinha. Ao substituir o Auxílio Gás, ela vai ampliar o número de beneficiários de 5 para 15 milhões de famílias!
Assim, a nova iniciativa busca aliviar os gastos de famílias de baixa renda e trazer mais dignidade e segurança. Continue lendo para saber mais detalhes do funcionamento.
O benefício social do Gás do Povo será concedido de forma não cumulativa, por meio de recargas gratuitas de botijões de gás de 13 kg, disponíveis em postos de revendas credenciados.
De acordo com o decreto n° 12.649, cada família terá direito a uma quantidade fixa de recargas anuais, que varia conforme o número de integrantes. Assim, a regra é:
Se o voucher para recarga não for utilizado dentro do prazo de validade (de 2 a 3 meses), o valor será automaticamente cancelado e voltará à Conta Única do Tesouro Nacional.
Para adquirir o botijão, basta ir em uma revenda credenciada. Depois, a liberação da recarga ocorrerá mediante validação eletrônica no momento da compra, que pode ser com:
Apresentando qualquer um dos meios de validação acima, a gratuidade será aplicada automaticamente no momento da transação.
Para receber o Gás do Povo, é preciso atender aos requisitos abaixo:
É importante ressaltar que os valores do Bolsa Família não entram no cálculo de renda familiar. A seleção das famílias será automática e mensal, feita pela DATAPREV.