Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Com aumento da Selic, guardar dinheiro em Bancos Digitais se torna uma boa opção

A Selic em 13,75% torna aplicações de renda fixa ainda mais atrativas para investidores. Saiba como aproveitar!

Artigo escrito por Claudia Borges em 03 de Agosto de 2022

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) realizada em 03 de agosto, o Banco Central (BC) determinou o aumento da taxa Selic novamente, alcançando o patamar de 13,75% ao ano.

O aumento da Selic, de meio ponto percentual significa o 12º avanço consecutivo da taxa básica de juros da economia brasileira. Com isso, ela atingiu o mesmo patamar de novembro de 2015, quando estava em 13,75% ao ano. 

Para além do objetivo primário do Banco Central de tentar conter a inflação, a alta dos juros também causou um impacto nos investimentos.

Muitos investidores perceberam que não precisavam se expor tanto aos perigos da renda variável para obter uma boa rentabilidade. Algumas opções de renda fixa, inclusive, passaram a oferecer rendimento líquido médio acima de 1% ao mês. 

“Rendimento líquido é o valor além do investido inicialmente que pinga na conta do investidor depois de descontados todos os impostos e taxas”, explica Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank.

“Sempre existiram opções de renda fixa livres de impostos, mas, com a alta dos juros, aumentaram também as opções que oferecem rendimento líquido de 1% ao mês mesmo entre aquelas que são descontadas.”

Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank

Alta da Selic favorece algumas aplicações de renda fixa

Poupança, debêntures incentivadas, LCIs, LCAs, CRIs e CRAs são alguns dos exemplos de aplicações livres de Imposto de Renda (IR) e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoas físicas.

As aplicações citadas normalmente possuem o rendimento atrelado ao CDI, que por sua vez caminha praticamente junto com a Selic.

No entanto, é importante ressaltar que o cálculo da rentabilidade mensal é apenas uma referência ao investidor, já que a maioria dos investimentos de renda fixa paga o rendimento apenas no resgate.

Além disso, opções de renda fixa pós fixadas, ou seja, as que têm seu rendimento atrelado a um indicador e não a uma taxa predefinida, têm uma remuneração variável.

Isso significa que se o CDI aumentar até o momento do resgate, o rendimento também aumenta, mas se o CDI diminuir, o rendimento também diminuiu e, nesse caso, pode ser que o rendimento líquido de 1% ao mês se perca. 

Contas digitais que rendem

O que muitas pessoas não sabem é que a maioria das contas digitais oferece aos seus clientes um rendimento na conta corrente, baseado no CDI.

A maioria delas oferecem rendimento de 100% do CDI, alguns até ultrapassam essa proposta, oferecendo 120% e até 200%. Alguns exemplos são: Nubank, PicPay, RecargaPay e Mercado Pago.

Rende mais que a poupança

Ainda que a poupança seja mais tradicional e por vezes acaba sendo mais escolhida pelos brasileiros, quem deixa dinheiro guardado em contas digitais acaba tendo um retorno maior do que a aplicação mais conhecida.

Com o aumento da Selic, porém os bancos digitais que oferecem rendimentos com base na CDI acabam sendo mais interessantes.

Algumas delas são:

BancoRendimento
PicPayDireto na conta corrente – 120% do CDI
PagBankDireto na conta corrente – 100% do CDI / Aplicando no CDB – 120% do CDI
NubankDireto na conta corrente – 100% do CDI
SofisaAplicando no CDB de Liquidez diária – 110% do CDI
DigioDireto na conta corrente – 100% do CDI
Mercado PagoDireto na conta corrente – 100% do CDI
Tabela de rendimentos dos bancos digitais

É possível conferir o valor de um rendimento usando a calculadora de Investimentos da Mobills.


Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Últimas Notícias

.