Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

CNH Social para pessoas de baixa renda entra em vigor hoje (12)

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 12 de Agosto de 2025 2 min de leitura

A partir de hoje, 12 de agosto, passa a valer a CNH Social para pessoas de baixa renda. Dessa maneira, torna a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação muito mais acessível.

A Lei n° 15.153/2025 altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), autorizando o uso de recursos arrecadados com multas de trânsito no custeio da formação de condutores.

Com isso, aqueles que enfrentam barreiras econômicas para arcar com os custos da habilitação – instrumento de mobilidade, autonomia e inserção no mercado – serão beneficiados.

VEJA TAMBÉM: CNH bloqueada por dívida? Entenda!

Quem pode ter a CNH Social?

Para ter direito à CNH Social, a pessoa deve atender alguns requisitos. Entre eles:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Possuir renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 706 hoje) por pessoa.

Atendendo a esses critérios, dependendo do Detran de cada estado, já é possível se cadastrar para o acesso facilitado à Carteira Nacional de Habilitação a partir de hoje (12).

Como a CNH Social vai funcionar?

O benefício social cobre todas as etapas da habilitação. Entre eles, exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, taxas de provas (inclusive segunda tentativa) e emissão da CNH.

A CNH Social terá a mesma validade legal que a habilitação paga. Portanto, permite que os beneficiários atuem como motoristas profissionais, desde que cumpram os requisitos exigidos por lei.

Dessa forma, o programa abre novas oportunidades de trabalho. Por exemplo, transporte de passageiros, entregas, serviços rurais, deslocamentos urbanos, entre outros.

Apesar da autorização legal, cabe aos órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal decidirem sobre a alocação dos recursos e regulamentarem o acesso ao programa.

Por isso, embora a prioridade seja para a primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), os estados podem estender a gratuidade a outras categorias, de acordo com a política local.

Assim, é fundamental acompanhar os editais e calendários divulgados pelo Detran do seu estado, que definirão os critérios de inscrição e seleção dos beneficiários.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.
Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga! INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627 Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola