Nesta segunda-feira (16), entra em vigor o Pix Automático nos bancos, seguindo a liberação do Banco Central (BC). Dessa forma, promete revolucionar os pagamentos recorrentes.
Segundo o BC, a nova modalidade pode beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não têm cartão de crédito. Além disso, é uma alternativa mais acessível ao tradicional débito automático.
Isso porque o Pix Automático dispensa análise de crédito ou histórico financeiro. Assim, até mesmo brasileiros com nome sujo podem utilizar o serviço com facilidade.
Continue lendo para ver mais detalhes sobre a nova funcionalidade do Pix!
O Pix Automático é uma alternativa moderna ao débito automático tradicional e até ao cartão de crédito. Essa ferramenta facilita o pagamento de contas recorrentes, evitando atrasos.
Afinal, com o Pix Automático, o usuário autoriza a cobrança uma única vez. Depois, as contas serão pagas automaticamente, sem precisar repetir o processo a cada novo vencimento.
No entanto, a configuração da ferramenta depende que cada uma das empresas prestadoras de serviço libere essa forma de pagamento aos clientes. Por exemplo, escolas, academias, streaming, etc.
Na prática, a nova modalidade funciona assim:
- A empresa envia ao cliente um pedido de autorização de cobrança via Pix Automático, que aparecerá no aplicativo do banco;
- O cliente acessa a opção, lê e aceita os termos;
- O cliente define a periodicidade, o valor (fixo ou variável) e o limite máximo por transação;
- Depois, a empresa envia a cobrança ao banco;
- Por fim, o sistema realiza os débitos nas datas programas.
Vale ressaltar que o Pix Automático só é válido para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como cobradores.
Portanto, o pagamento recorrente entre pessoas físicas deve ser feito por outra modalidade, o Pix agendado recorrente. Por exemplo, mesadas, salários de trabalhadores domésticos, etc.
O Pix Automático pode ser utilizado para pagar vários serviços com cobrança recorrente, como:
Além do período de testes, o Banco Central elaborou uma série de normas para as empresas que aderirem ao Pix Automático para minimizar o risco de golpes.
Portanto, as regras de segurança que os bancos devem checar são:
Fora isso, somente empresas em atividade há mais de 6 meses poderão oferecer a nova modalidade do Pix. Assim, a medida visa impedir fraudes por empresas recém-criadas.
Portanto, o Pix Automático é seguro. No entanto, vale ficar atento à falsas empresas que enviam propostas de cobrança para contas de terceiros.