Nesta segunda-feira (1°), começou a funcionar uma ferramenta do Banco Central que permite ao cidadão bloquear a abertura de contas bancárias em seu nome.
O mecanismo, chamado de BC Protege+, tem como objetivo aumentar a segurança dos usuários e evitar a criação de contas fraudulentas com uso de documentos falsos.
A medida vale para abertura de conta corrente e conta poupança. O bloqueio só não funciona para conta salário, uma vez que é aberta exclusivamente para o trabalhador receber o pagamento.
E, de acordo com a diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Izabela Correa, o serviço também protege contra a inclusão fraudulenta de titular na conta de terceiros.
Isso porque, quando ativado, o mecanismo informa ao Sistema Financeiro Nacional que o usuário não aceita ser incluído como responsável, como titular ou representante, em novas contas.
A nova funcionalidade do Banco Central já está disponível! Portanto, para bloquear a abertura de contas em seu nome e evitar fraudes, basta seguir as orientações abaixo:
- Acesse o site oficial do Banco Central;
- Entre no “Meu BC”;
- Depois, coloque o login e a senha da sua conta Gov.br;
- Por fim, ative o BC Protege+.
Depois da ativação do bloqueio, a restrição para abertura de contas em seu nome será comunicada de maneira automática pelo Banco Central a todas as instituições financeiras.
Até às 15 horas do dia 1° de dezembro, cerca de 7.800 pessoas já ativaram a proteção. Com isso, 263 tentativas de abertura de contas foram rejeitadas em decorrência da ativação da ferramenta.
É importante ressaltar que o serviço é grátis e o usuário pode cancelá-lo a qualquer momento. Assim, quando decidir abrir uma nova conta, basta desativar a segurança.
A expectativa do BC é ampliar a ferramenta para outros produtos e serviços financeiros. Como chaves Pix, operações de crédito e cartão de crédito, se a adesão ao novo sistema for significativa.