Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Valor líquido e valor bruto: Qual a diferença? Entenda!

Entender a diferença entre valor líquido e valor bruto pode mudar a forma como organiza as finanças. Saiba mais!

Artigo escrito por Claudia Borges em 08 de Setembro de 2023

Você já passou pela situação de pegar seu comprovante de pagamento e o valor recebido ser diferente do que deveria ser seu salário? Isso acontece pois existe uma diferença entre valor líquido e valor bruto.

Muitas pessoas não conhecem essa diferença e acabam achando que houve algum erro no seu contracheque. Por isso, é importante saber quanto você ganha por mês e o que é descontado.

Isso, porque essa informação não pode faltar na hora de manter sua vida financeira em dia e descobrir como economizar dinheiro todo mês.

Existem, ainda, outras situações em que pode haver diferença entre valor recebido e valor acordado. Por isso, confira o conteúdo e mais sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é o valor líquido?

De forma prática, o valor líquido é referente à quantia que cai efetivamente na sua conta. Ou seja, é o valor final da sua remuneração, depois de todos os descontos devidos.

Existem alguns descontos, chamados de descontos na fonte, que são obrigatórios. Dessa forma, como o próprio termo sugere, esses valores são descontados direto em folha de pagamento.

A contribuição previdenciária e o Imposto de Renda são alguns dos principais descontos que podem haver no seu salário, por exemplo.

Se você tem dúvida sobre como calcular o valor líquido do seu salário, é possível utilizar uma calculadora de salário líquido e ter um resultado mais assertivo:

Diferença entre valor líquido e valor bruto

Como dito anteriormente, no valor líquido existem descontos feitos diretamente no contracheque. Portanto, essa é a diferença entre valor líquido e valor bruto ao falar de remuneração.

O valor bruto do salário é aquele que está na sua carteira de trabalho. É o valor que você usa como referência quando te perguntam quanto você ganha.

Porém, essa diferença não existe somente quando falamos de salário. Outras operações, como investimentos e pagamento de pensão alimentícia, possuem também essa diferenciação.

Então, de forma geral, os termos são os seguintes:

  • Valor bruto: valor total e sem descontos;
  • Valor líquido: valor final, após receber descontos.

Conhecendo o valor líquido e bruto na prática

Agora que você sabe a diferença entre os termos, é importante entender como você é afetado, na prática, por essa nomenclaturas, certo?

Para te ajudar a compreender melhor o assunto, separamos a aplicação prática em três modalidades.

Conjunto de moedas representando o tema valor líquido vs valor bruto
Conjunto de moedas

No salário

Se você é trabalhador assalariado, é importante saber que o valor que recebe todos os meses é diferente do que foi acordado com a empresa na hora da contratação.

Mas não se preocupe, pois esses descontos são legais e você até concordou com eles em algum momento, mesmo que de forma indireta.

Isso, porque o artigo 462 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) diz que é proibido qualquer desconto que não seja adiantamento de dispositivos de lei ou contrato coletivo.

Entretanto, não dá para escapar dos descontos. Então, veja alguns dos valores que podem ser descontos no seu holerite:

Nos investimentos

Se você está pensando em investir, deve saber que esse tipo de transação financeira também possui alguns descontos. E não falamos aqui sobre lucro ou perda, mas sim de taxas e impostos.

Independente do tipo de investimento que você faça, existem algumas taxas e impostos que serão descontados do retorno bruto.

O valor final obtido por meio de investimento é chamado rendimento líquido. Sobre esse valor ainda vai incidir os impostos devidos, como Imposto de Renda e IOF.

Todavia, antes de receber esse valor, o retorno bruto pode ter os seguintes descontos:

  • Taxa administrativa;
  • Taxa de corretagem;
  • Taxa de custódia;
  • Taxa de performance;
  • Emolumentos;
  • Taxa de carregamento; etc.

Pensão Alimentícia

Um erro muito comum na hora de calcular o valor da pensão alimentícia, é usar o valor da remuneração bruta para determinar o pagamento.

Entretanto, não existe uma regra ou lei que determine como será esse cálculo. Tudo depende da sentença do juiz, caso a caso.

Por exemplo, se for determinado que a pensão será 30% do salário mínimo vigente, ela, obviamente, terá como referência o valor total do salário mínimo.

Mas existem casos em que o juiz determina que a pensão deverá ser sobre o valor líquido da remuneração, por exemplo.

A regra é que ‘não existe regra nessa situação'. Em suma, esse cálculo deve ser feito com base na decisão judicial ou no acordo feito entre as partes, seja descontando do salário bruto ou do líquido.

Importância de conhecer o valor líquido

Conhecer a diferença entre salário bruto e líquido é importante para organizar as finanças e fazer o planejamento financeiro. Acima de tudo, para manter o orçamento em dia.

Apesar de não parecer, você pode precisar conhecer essa diferença em alguns momentos da sua vida.

Como por exemplo, em um financiamento. Nesse caso, o valor das prestações não podem exceder 30% do seu salário. Mas essa conta é feita sobre o valor que você recebe de salário bruto.

Então, na hora de pagar, se tiver outros descontos em seu salário, sua situação financeira pode ficar bem desagradável.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Nesse momento pode haver mais dúvidas que respostas em sua mente, mas fique tranquilo. Organizamos respostas para as maiores dúvidas sobre o assunto para te ajudar. Confira abaixo!

O que é o valor líquido do salário?
Como calcular o valor líquido?
O que é considerado rendimento líquido?
O que é valor líquido das operações?
Qual o significado de valor líquido de venda?

Preciso conhecer o valor líquido ou bruto para organizar minhas finanças?

Como explicamos em todo este artigo, saber a diferença entre valor líquido e valor bruto pode fazer a diferença na hora de se organizar financeiramente.

Isso porque, não conhecer essa informação pode te trazer problemas e aumentar suas dívidas, ao fazer um plano financeiro com base em uma renda que não recebe, por exemplo.

Portanto, não deixe de aprender sobre o assunto! Em primeiro lugar por ser bom para suas finanças pessoais e, além disso, para aprender mais sobre educação financeira na prática.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

E lembre-se de que você pode contar com o gerenciador financeiro da Mobills para manter seu orçamento sob controle de forma prática e segura.

Gostou desse conteúdo? Então, veja também:



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.