Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Descubra o que é trainee e como funciona esse programa de capacitação

Entrar em um programa de trainee pode ser uma excelente forma de iniciar a sua carreira profissional. Entãi saiba mais sobre o que é trainee!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Você acabou de se formar e está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho? Entender o que é trainee, por exemplo, pode lhe abrir algumas portas após a formação.

Inclusive, muitos jovens que saem da graduação não sabem o que é trainee e ficam perdidos. Esse é o seu caso?

Se sim, este artigo vai te ajudar a entender melhor sobre este programa e a saber se vale a pena participar. Afinal, será que ele é para todos os formados ou há exceção?

Continue lendo e descubra mais detalhes!

O que é trainee?

O profissional trainee é aquele estudante que está prestes a se formar ou é um recém formado, ou seja, que concluiu a graduação há poucos meses.

Geralmente, o trainee é contratado para ser um nível acima do estagiário e com o intuito de aprender a várias funções inerentes à sua carreira.

O prazo de contrato de um trainee varia de um a dois anos, de acordo com o seu tempo de formação ou previsão de término do curso.

Quem pode ser trainee?

Qualquer pessoa nas condições mencionadas acima, ou seja, prestes a se formar ou recém-formado.

Geralmente, as empresas procuram profissionais com alto desempenho para contribuir com a empresa, visando aumentar o seu potencial de desenvolvimento e ajudar na entrega de melhores resultados.

VEJA TAMBÉM: O que é trabalho voluntário? Descubra agora como funciona! || CLT ou PJ: quais são as diferenças entre esses regimes de trabalho?

O trainee pode ser efetivado?

Sim! E essa é uma prática muito comum. 

Se o profissional trainee se destaca e consegue atingir as expectativas da empresa, ele já encerra o seu contrato comum um cargo na empresa para exercer as funções da sua carreira.

Também é bastante comum que uma empresa aproveite um estagiário de alto desempenho para que ele vire trainee.

Isso acontece muito quando o contrato do estagiário está para encerrar e ainda faltam alguns períodos para ele se formar.

VEJA TAMBÉM: O que é trabalho em equipe? Entenda e veja os benefícios! || Trabalhos para menor de 18 anos: Confira algumas opções!

Há limite de idade para ser trainee?

Diferentemente do estagiário e do jovem aprendiz, o posto de trainee não tem uma regulamentação específica e os requisitos costumam ser impostos pela empresa.

Em tese, a única exigência é que este profissional seja recém formado ou esteja perto de se formar. Fora isso, não costumam haver requisitos de idade.

Como encontrar uma vaga de trainee?

As vagas de trainee são compartilhadas diretamente pelas empresas ou em sites de recrutamento e seleção.

Você também pode fazer parte de grupos em redes sociais como o Linkedin e ficar atento às oportunidades ou acompanhar sites de notícia que divulgam vagas de empregos, estágios e programas de trainee.

Etapas de seleção de um trainee

As etapas de seleção de um trainee costumam ser parecidas com a do estagiário, ou seja:

  • Inscrição na vaga ou processo de seleção;
  • Triagem do currículo feito pela empresa;
  • Contato com o estudante ou profissional formado;
  • Realização de entrevistas, provas ou dinâmicas;
  • Conversa final e contratação.


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.