Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

O que é a nota carioca RJ? saiba agora para que serve!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 19 de Janeiro de 2023

Moradores do estado do Rio de Janeiro, são perguntados frequentemente se desejam adicionar o CPF na nota fiscal. Você sabia que ao adicionar o seu CPF, estará fazendo parte do programa Nota Carioca RJ?

Vamos ser sinceros, quem não gosta de economizar ao realizar uma compra? Pensando nisso, vamos elucidar sobre a nota carioca RJ, programa existente no estado da Guanabara.

O que é a nota carioca?

A Nota Carioca é um programa criado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de promover o desenvolvimento econômico e a inclusão social na região.

Contendo cerca de cinco anos, proporciona incentivos fiscais para empresas que realizam investimentos em áreas consideradas prioritárias pelo estado.

A Nota Carioca busca direcionar investimentos para setores estratégicos, como infraestrutura, turismo, tecnologia, indústria criativa e meio ambiente.

Possuindo o objetivo de fomentar a geração de empregos, aumentar a arrecadação de impostos e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos cariocas.

Para participar do programa, as empresas precisam cumprir certos critérios, como investir em áreas estratégicas, gerar empregos e adotar práticas de responsabilidade social e ambiental.

Sendo necessário seguir as regras estabelecidas pelo governo, como a apresentação de relatórios e a realização de auditorias.

Em contrapartida, as instituições participantes podem usufruir de incentivos fiscais, como isenção de ICMS e ISS. 

Além disso, existem benefícios como a redução do tempo para obtenção de licenças e a simplificação de burocracias.

Podendo ser considerado um programa inovador e ambicioso, que busca promover o desenvolvimento econômico e social do estado, através da atração de investimentos e geração de empregos. 

De acordo com especialista, há o potencial de transformar a realidade econômica e social da região, e tem sido considerado um modelo a ser seguido por outros estados.

VEJA TAMBÉM: Como tirar a segunda via da nota fiscal? Confira maneiras!

Como participar do programa da nota fiscal carioca RJ?

Para se inscrever no programa da Nota Fiscal Carioca, é necessário seguir alguns passos:

  1. Acessar o site oficial do programa e clicar no botão “Cadastro” na barra de menu;
  2. Preencher o formulário de cadastro com as informações da empresa, como CNPJ, endereço e dados de contato;
  3. Enviar documentos comprobatórios, como o contrato social da empresa e o RG ou CPF do responsável pelo cadastro;
  4. Aguardar a aprovação do cadastro, que será realizada pela Secretaria de Fazenda do estado do Rio de Janeiro;
  5. Após a aprovação, a empresa poderá se beneficiar dos incentivos fiscais oferecidos pelo programa, mediante a apresentação de notas fiscais eletrônicas emitidas para o estado do Rio de Janeiro;
  6. É necessário cumprir todos os critérios estabelecidos pelo estado, como investir em áreas estratégicas, gerar empregos e adotar práticas de responsabilidade social e ambiental;
  7. Caso necessário, é possível acompanhar o andamento do cadastro e a situação dos incentivos fiscais, acessando o site oficial do programa e utilizando os dados de acesso criados no momento do cadastro.

Como funciona o programa Nota Carioca RJ?

Para participar do programa, as empresas precisam se cadastrar no site oficial do programa e apresentar documentos comprobatórios, como o contrato social da empresa e o RG ou CPF do responsável pelo cadastro. 

Após a aprovação do cadastro, as empresas passam a se beneficiar dos incentivos fiscais, mediante a apresentação de notas fiscais eletrônicas emitidas para o estado do Rio de Janeiro.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.