Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Plano de saúde para MEI: como funciona este benefício?

Quer saber quanto custa e como funciona o plano de saúde para MEI? Veja quais são os requisitos e mais detalhes sobre!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 19 de Setembro de 2023

Você sabia que os microempreendedores individuais (MEI) compõem a maior parte das empresas brasileiras atualmente? Pensando na comodidade de uma boa assistência médica, surgiu a necessidade de se pensar em plano de saúde para MEI.

E o que não falta são boas opções no mercado. Afinal, a cada ano que passa o número de empreendedores aumenta no Brasil.

Em paralelo, surgem mais empresas interessadas nesse público e mais alternativas para que os MEI's tenham esse benefício e chance de escolha.

Segundo dados do Governo Federal, no final de 2022 eram 20.191.920 CNPJs ativos no país, sendo mais de 14 milhões cadastrados como MEI – um total de quase 75% das empresas formais.

VEJA TAMBÉM: Tipos de Seguros: Quais os mais procurados? Conheça!

O que é plano de saúde para MEI?

O plano de saúde para MEI, ou seja para pessoa jurídica, funciona da mesma forma do plano de saúde para quem é pessoa física e contrata através de um CPF.

Neste caso, a única diferença é que você terá um CNPJ vinculado e poderá ter alguns descontos pelo fator empresarial.

Segundo histórico do mercado, quem contrata um plano de saúde para MEI pode economizar até 40% em relação se estivesse contratando investiria um plano comum como pessoa física. É normal as operadoras oferecerem valores especiais. 

VEJA TAMBÉM: Conheça 4 opções de planos de saúde bons e baratos para contratar || MEI tem inscrição estadual? Saiba como funciona!

O que é preciso para contratar um plano de saúde como MEI?

Para obter um plano de saúde para MEI basicamente você precisa estar com a sua inscrição ativa enquanto microempreendedor individual e regulamentado junto à Receita Federal para exercer as atividades, sem pendência.

Ou seja, precisa abrir o CNPJ.

Os requisitos principais para ser MEI e, consequentemente, ter um plano de saúde empresarial com descontos são:

  • Não ter sócios;
  • Não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa;
  • Não ter filial;
  • Ter no máximo um funcionário;
  • Faturar até R$81 mil por ano.

Outro ponto é que é importante o MEI ter, pelo menos, seis meses de CNPJ ativo antes de contratar o plano de saúde, conforme estabelecido pela própria Agência Nacional de Saúde (ANS).

Quanto custa um plano de Saúde para MEI?

O valor de um plano de saúde para MEI é relativo e vai de acordo com a operadora, tipos de plano e o percentual de desconto.

Entre em contato com um corretor ou fale diretamente com uma corretora para realizar uma cotação de plano de saúde para MEI e saber quanto custa. 

Além disso, todo contrato de plano de saúde o valor é estabelecido com base na idade do beneficiário.

Portanto, se você for muito mais velho, a tendência é que o valor do plano seja mais caro do que para uma pessoa com pouca idade.

Posso me tornar MEI só pelo plano de saúde?

O objetivo do MEI (microempreendedor individual) não é fornecer plano de saúde com desconto, mas sim proporcionar formalidade a profissionais autônomos que realizam suas atividades sem um vínculo com a empresa.

Mas, é claro, que se você criar um CNPJ só para conseguir ter o plano de saúde você não será impossibilitado. 

Entretanto, terá que arcar com os compromissos e obrigações do MEI, como pagamento de impostos, tributos, declarações anuais, entre outros.

Caso o seu CNPJ caia em irregularidades e sua inscrição seja desativada, você ficará impossibilidade de permanecer com o plano de saúde para MEI e será desvinculado.

VEJA TAMBÉM: Quem tem MEI recebe seguro-desemprego? Tire suas dúvidas!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.