Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Dropshipping nacional – Saiba como abrir uma loja online com baixo custo inicial

Artigo escrito por Equipe Mobills em 19 de Junho de 2023

O e-commerce é uma tendência que chegou para ficar. E dentro dele, o modelo dropshipping tem se destacado. Mas você sabe o que é dropshipping nacional?

Esse modelo de negócio é uma alternativa inovadora que tem ganhado destaque por ser diferente do modelo tradicional, que se baseia em aquisição e estoque de produtos.

Aprenda quais são as vantagens e desafios do dropshipping nacional, para utilizá-lo a favor do crescimento do seu negócio. 

O que é dropshipping?

Imagine um vendedor que possui uma grande loja na Internet. Isso significa que ele precisa ter um espaço de estoque físico tão grande quanto, certo?

Errado! É possível sim abrir uma marca de varejo online sem armazenar os produtos em um local físico se o dono da loja encaminhar os detalhes do pedido para um fornecedor ou atacadista.

VEJA TAMBÉM Dropshipping é crime? Entenda o que é a prática e como funciona!

O fornecedor então será responsável por embalar e enviar o item comprado diretamente para o cliente. E este modelo de negócio é conhecido como dropshipping.

Por ser um negócio eletrônico, ele possui diversas vantagens. 

A principal é o baixo custo inicial, afinal não é necessário realizar compras antecipadas nem alugar um espaço para armazenar o estoque.

Outro atrativo é a minimização de riscos, pois não precisará comprar os produtos de forma antecipada. Desta forma, não ficará no prejuízo caso não venda um dos itens.

Esse tipo de loja é fácil de começar, já que o envio fica a cargo do fornecedor. 

Com isso, o que você precisa fazer para iniciar é criar um espaço virtual sem se preocupar tanto com a questão de logística.

Além disso, não precisará se limitar a um tipo de produto, podendo oferecer uma variedade maior e expandir seu negócio conforme a demanda for crescendo. 

VEJA TAMBÉM AliExpress dropshipping: Entenda como funciona e se vale a pena!

Qual é a diferença do dropshipping nacional?

Apesar de ter inúmeras vantagens, um negócio baseado em dropshipping apresenta dificuldades se optar por fornecedores de outros países.

Afinal, o tempo de espera pelo produto é maior, com custos de envio mais elevados por ser internacional, assim como a possibilidade de impostos e tarifas de importação.

Já no dropshipping nacional, essas questões são evitadas já que o produto estará sendo enviado de dentro do país.

E justamente pela localização geográfica, o tempo de envio do produto ao cliente tende a ser mais curto do que se o produto for importado.

Outros benefícios deste modelo nacional é o preço de envio mais acessível e a facilidade de negociação com fornecedores por não haver barreira linguística e/ou cultural. 

VEJA TAMBÉM Dropshipping na Shopee é uma prática permitida? Veja o que diz a plataforma!

E quais são os desafios deste modelo de negócio?

É importante conhecer todos os aspectos de um modelo de negócio para decidir se ele se encaixa no seu perfil de empreendedor. 

Por isso, também é essencial verificar todos os desafios que possa encontrar. O principal deles é a dependência dos fornecedores.

Como citado acima, no modelo dropshipping você não precisa se preocupar com a entrega por ser realizada diretamente do fornecedor ao cliente.

Mas justamente por isso é preciso buscar empresas confiáveis, já que problemas com a entrega ou qualidade insatisfatória podem refletir na reputação da sua marca.

Os fornecedores geralmente vendem os produtos a preços mais baixos do que o preço de varejo, o que significa que você precisa encontrar maneiras de aumentar o valor percebido e a diferenciação para obter lucro.

Outro desafio pode ser conseguir uma boa margem de lucro e se diferenciar da concorrência. Por ser um modelo que está se popularizando, a concorrência é significativa.  Então é preciso investir em estratégias de Marketing e oferecer uma ótima experiência ao cliente para se destacar neste mercado competitivo.

VEJA TAMBÉM Conheça 4 fornecedores de dropshipping para começar



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.