Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Carta de demissão: 5 modelos seguros para copiar!

A carta de demissão é um documento muito importante na hora de sair de uma empresa. Confira modelos para se inspirar!

Artigo escrito por Claudia Borges em 10 de Janeiro de 2024

A transição entre um emprego e outro pode ser cheia de detalhes burocráticos. Escolher um bom modelo de carta de demissão, por exemplo, pode ser um impasse nesse processo.

Existem, atualmente, muitas dúvidas acerca do assunto, como: o que escrever na carta, o que pode ou não ser escrito no documento, etc.

Dessa maneira, confira a seguir bons modelos de carta de demissão para copiar e enviar para o trabalho quando for o momento. Boa leitura!

Carta de demissão: o que é e para que serve?

A carta de demissão – ou carta de desligamento – é um documento escrito à mão por um colaborador de determinada empresa para informar, oficialmente, o desejo de desligamento.

Sendo assim, ela deve ser entregue no momento do pedido de demissão, ser feita a próprio punho – escrita à mão – e com assinatura, data, além do nome do empregador e da empresa da qual deseja se desligar.

Para a empresa, esse é um documento importante, pois comprova que o desejo de desligamento partiu do empregado. Isso porque o valor pago de indenização nesses casos é menor.

Contudo, é importante ressaltar que a carta de demissão é necessária apenas quando a decisão de sair da empresa parte do empregado.

Modelos de cartas de demissão

É necessário fazer uma carta de demissão ao sair de uma empresa. Por esse motivo, a seguir, serão mostrados alguns modelos de cartas de demissão para que esse processo seja mais simples para você.

Carta de demissão com aviso prévio

Se precisa de uma carta de emissão com aviso prévio, basta preenchê-la dessa maneira:

“À (nome da empresa que você trabalha)

Prezados (as),

Comunico formalmente, por meio desta carta, meu pedido de demissão e desligamento do cargo de (colocar a sua função), que exerço em vossa empresa.

Sendo assim, em conformidade com a lei, afirmo que cumprirei o prazo estipulado de aviso prévio, do dia (data de início) até o dia (data do fim).

________________, _____ de ______ de ______ (local e data)

Assinatura
______________________
Nome Completo (por extenso)”.

Carta de demissão sem aviso prévio

Nem sempre é possível cumprir o aviso prévio e, seja qual for o motivo, você tem direito a isso. Por isso, confira este modelo de carta de demissão sem aviso prévio:

“À (nome da empresa que você trabalha)

Prezados (as),

Comunico formalmente, por meio desta carta, meu pedido de demissão e desligamento do cargo de (colocar a sua função), que exerço em vossa empresa.

Informo, ainda, que não poderei cumprir o período estipulado para aviso prévio, solicitando a dispensa imediata dos meus deveres e o encerramento do meu contrato.

A urgência de minha demissão e desligamento se dá, pois, (estipular o motivo, por exemplo, começar o novo emprego).

Agradeço a compreensão,

________________, _____ de ______ de ______ (local e data)

Assinatura
______________________
Nome Completo (por extenso)

3. Carta de demissão detalhada, com agradecimento

Existe um ditado popular que diz que nunca devemos sair de um emprego e fechar as portas que ficaram para trás. Sendo assim, caso queira expressar sua gratidão, use o modelo a seguir:

“À (nome da empresa que você trabalha)

Prezados (as),

Comunico formalmente, por meio dessa carta, meu pedido de demissão e desligamento do cargo de (colocar a sua função), que exerço em vossa empresa.

Desejo, antes de mais nada, expressar meu apreço e gratidão pelas oportunidades que essa empresa me ofereceu e por todo crescimento, tanto pessoal quanto profissional, que tive no período que aqui estive.

Entretanto, afirmo que as circunstâncias que me levaram a tomar tal decisão são estritamente profissionais e visam alcançar alguns objetivos diferentes dos alcançados aqui.

Dessa maneira, informo que cumprirei o prazo estipulado de aviso prévio, do dia (data de início) até o dia (data do fim), como determina a lei.

________________, _____ de ______ de ______ (local e data)

Assinatura
______________________
Nome Completo (por extenso)”.

4. Carta de demissão indicando que está disposto a auxiliar na transição de atividades para outro colaborador

Dependendo do tipo de trabalho que você faça, pode ser necessário uma transição mais longa para ensinar a pessoa que irá te substituir.

Dessa forma, caso você tenha interesse e disponibilidade, pode continuar contribuindo com a empresa durante esse período de aprendizado.

Veja o modelo de carta de demissão para esse caso:

“À (nome da empresa que você trabalha)

Prezados (as),

Comunico formalmente, por meio dessa carta, meu pedido de demissão e desligamento do cargo de (colocar a sua função), que exerço em vossa empresa.

Por conhecer o processo e entender a importância do cargo que exerço, me coloco inteiramente à disposição para auxiliar meu eventual sucessor no que for preciso, durante o processo de transição.

Deixo, inclusive, meu contato pessoal para que esse auxílio possa se estender até mesmo quando expirar o prazo estipulado para aviso prévio.

Em conformidade com a lei, afirmo que cumprirei o prazo estipulado de aviso prévio, do dia (data de início) até o dia (data do fim).

_________________________

Contato

________________, _____ de ______ de ______ (local e data)

Assinatura
______________________
Nome Completo (por extenso)”.

Baixe grátis o modelo desse tipo de carta de demissão!

5. Modelo de carta de demissão informal

Mesmo que sua relação com a empresa e o gestor seja mais informal, ainda é necessário providenciar o documento. 

No entanto, nesses casos, a maneira de escrever a carta de demissão pode ser um pouco diferente.

Veja um exemplo de carta de demissão informal:

“À (nome da empresa que você trabalha)

Olá, (nome do gestor).

Comunico formalmente meu pedido de demissão do cargo de (seu cargo na empresa), conforme conversamos. 

Os motivos que me levaram a tal decisão, como conversado, nada tem a ver com a empresa, é apenas um desejo de mudança. 

Reitero que estou à disposição caso precisem de ajuda mesmo após o período de aviso prévio, que será do dia (data de início) até o dia (data do fim).

Agradeço a compreensão,

________________, _____ de ______ de ______ (local e data).

Assinatura
______________________
Nome Completo (por extenso)”

Como elaborar uma carta de demissão?

Agora que você já viu alguns modelos de carta de demissão, que tal saber como elaborar uma?

Como tem a finalidade de informar legalmente à empresa o desejo de se desligar dela, a carta demissional é um documento importante. 

Sendo assim, é preciso cuidado na hora de escrever, prestando bastante atenção na gramática e nos nomes que irá escrever. 

Outro ponto importante é deixar claro o pedido de demissão e estipular a data que ele passa a valer, se terá aviso prévio ou será imediatamente. 

As informações que devem constar na carta de demissão, são:

  • Nome do trabalhador;
  • Nome da empresa;
  • Cargo ocupado;
  • Se irá ou não cumprir aviso prévio. Se sim, informar quantos dias;
  • Data e local de onde a carta será entregue;
  • Assinatura de próprio punho.

Ademais, todas as outras informações variam de acordo com a situação de desligamento. 

Dicas na hora de pedir demissão

Não importa qual o motivo que o levou a tal decisão, seja por ter encontrado oportunidade melhor, por não estar satisfeito com seu trabalho ou por uma mudança de profissão.

Sempre faça o possível para manter uma boa relação com a empresa. Afinal, ninguém sabe como será o futuro e você pode voltar a trabalhar nela um dia. 

Mesmo na hora de pedir demissão, existe a possibilidade de manter o respeito e a cordialidade com seus superiores. Nesse sentido, veja algumas dicas:

Converse com seu gestor

Manter uma boa relação com seu superior é sempre uma boa ideia e isso não muda na hora de pedir demissão. 

Converse com ele antes de comunicar sua decisão ao RH, dessa maneira, você garante que ele não seja deixado por último na hora de receber as notícias.

Fale com antecedência

Quanto antes você avisar para a empresa melhor será para eles se organizarem com sua substituição. Portanto, seja franco e deixe seus planos claros assim que tomar a decisão de se demitir. 

Seja sincero

Muitas empresas usam esse espaço para monitorar o nível de satisfação dos empregados com a instituição, sendo assim, seja sincero. 

Se o motivo do seu desligamento foi uma oportunidade melhor, um novo rumo na sua vida profissional ou até mesmo problemas internos, fale.

Explique seus motivos, esclareça os pontos que forem necessários, mas sempre seja aberto com a empresa.

Você pode querer saber também

Carta de demissão é obrigatória?
É melhor pedir demissão ou ser demitido?
Como funciona o desligamento? E o exame demissional?
Quais são as responsabilidades do trabalhador que pede demissão?

Afinal, o que não deve ter em uma carta de demissão?

Existem alguns detalhes que, definitivamente, devem ficar de fora do seu documento.

Para começar, mesmo que você tenha passado por uma experiência ruim na empresa, não é interessante usar palavras de baixo calão ou pejorativas na carta de demissão. Por isso, sempre pondere o que irá escrever.

Além disso, é importante não ser informal demais, afinal, a carta é um documento e deve ser tratado com tal. Logo, novamente a dica é pensar bem antes de escrever.

Para finalizar, pense em como gostaria de ser lembrado na empresa e no que não gostaria de ler se fosse você recebendo a carta, assim evitará erros.

Veja também: A carta de demissão precisa ser feita a mão? Entenda o que fazer ao pedir demissão! || O que é o aviso prévio na CLT? Entenda e conheça os tipos!



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.