Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Como funciona o leilão de upgrade de cabine na TAP Portugal? Descubra!

Veja como pagar menos e mesmo assim viajar na classe executiva usando um recurso oficial da própria companhia aérea.

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 21 de Setembro de 2023

Está em busca de informações para saber como funciona o leilão de upgrade de cabine na TAP Portugal? Chegou ao lugar certo!

Essa é uma segunda etapa para quem já conhece a cia aérea TAP Air Portugal e inclusive já comprou ou está cogitando a ideia de comprar passagens aéreas para a Europa.

A TAP é sem dúvida uma das companhias aéreas mais conhecidas e conceituadas do mercado e além disso famosa por oferecer voos com muito mais conforto e comodidade.

O upgrade de cabine é um deles e para saber como você consegue comprar passagens aéreas baratas e mesmo assim ir para a classe executiva, recomendamos que siga com a leitura!

Clube de fidelidade da Miles & Go TAP

Compra de milhas e outras vantagens para os clientes TAP Miles & Go.

Compra de milhas e outras vantagens para os clientes TAP Miles & Go.

URL verificada

O que é upgrade de cabine nas companhias aéreas?

Se você não faz ideia do que é um upgrade de cabine nas companhias aéreas, chegou o momento de entender o que é e como funciona.

O upgrade de cabine é ação de troca de uma categoria para outra superior, ou seja, é quando você tem possibilidade de subir da classe econômica para executiva.

Vamos supor que você encontrou uma passagem em promoção na classe econômica, mas é um cliente do programa de fidelidade da companhia aérea ou de um cartão de crédito co-branded.

Se você nunca ouviu falar sobre cartões com parcerias com companhias aéreas, são como estes abaixo:

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Nestas duas situações há grandes chances de você ganhar esse benefício de upgrade gratuito, ou seja, solicitar à companhia aérea que transfira você gratuitamente para a primeira classe.

No entanto, mesmo que você não tenha um cartão de crédito que atenda essa migração e nem faça parte de nenhum programa de recompensas, ainda é possível conseguir através de leilões.

A TAP é uma das companhias aéreas que tem essa terceira opção e vamos abordar logo abaixo.

Leia também: Comprar milhas TAP é possível? Veja agora mesmo

Como fazer um upgrade de classe na TAP?

Para fazer o upgrade de cabine na TAP Air Portugal não tem mistério e vamos provar isso para você.

A companhia aérea oferece duas classes de serviço na maioria dos seus aviões Airbus, sendo:

  • Classe Executiva;
  • Classe Econômica.

Caso você esteja interessado em comprar uma passagem aérea em classe econômica, mas estava de olho na classe executiva, o leilão vai permitir esse upgrade de cabine bem mais barato do que você pagaria.

No primeiro passo, será necessário efetivar a compra, então escolher a sua passagem e efetuar o pagamento, após isso guarde as últimas 36 ou até 24 horas antes do voo.

Isso mesmo, a abertura do leilão não é imediatamente após a compra das passagens, é preciso a companhia aérea ter assento livre na categoria desejada para que possa colocar novamente à venda com desconto.

Enquanto aguarda, escolha o trecho que deseja fazer o upgrade da cabine. É possível fazer apenas a ida, a volta ou os dois trechos.

Ao completar as 36 ou no máximo 24 horas antes do voo o leilão será aberto e você poderá enviar um lance de quanto deseja pagar pelo upgrade de cabine na TAP.

A partir daí é com a companhia aérea. São eles que vão verificar quem deu o melhor lance e vai ficar com o assento disputado.

upgrade de cabine na tap
O upgrade de cabine é uma ação legalizada e só acontece dentro da plataforma da Tap Air Portugal.

Como dar o lance para subir de categoria de cabine?

Primeiramente queremos tranquilizá-lo de que mesmo que você esqueça o prazo do leilão de upgrade de cabine na TAP, a companhia aérea costuma enviar um e-mail avisando.

Então, seja através do e-mail ou do acesso ao site da TAP você vai fazer o login na sua conta e vai abrir a sua reserva.

Após isso, busque por upgrade com o Plusgrade e escolha o voo desejado. Lembrando que é por trecho.

Agora defina o lance e cadastre um cartão de crédito para cobrança, caso seu valor seja o escolhido.

Veja também: O que é um programa de pontos? Descubra como aproveitar ao máximo!

Se eu perder o lance, mesmo assim pago o valor indicado?

Essa é a maior dúvida de quem nunca participou de um leilão, saber se caso perca o lance, ainda assim tem que pagar o valor que ofertou.

A resposta é não! Apenas aquele que venceu a disputa através do lance de valores é quem paga a oferta.

Então não se preocupe se você fez uma oferta e não foi o vencedor, não terá que arcar com nenhum pagamento.

No entanto, caso o seu lance seja aceito, o pagamento será efetuado automaticamente com o cartão de crédito indicado no momento da licitação.

Leia também: Como viajar barato resgatando pontos do cartão de crédito? Aprenda!

Qual é o valor do lance para subir de categoria no voo?

Não existe um valor prévio de lance para subir de categoria em um voo. Tudo vai depender de quanto as passagens estão custando para aquele trajeto e naquele dia.

Outra informação importante, quem determina o lance mínimo é a própria companhia aérea. Todos os compradores recebem um e-mail falando sobre a abertura do leilão e o valor mínimo por trecho.

Lembre-se de anotar o valor da passagem na classe executiva assim que você comprar a da classe econômica. Desta forma você garante que seu lance será realmente vantajoso.

E para garantir que tenha melhores chances de vencer a disputa de lances é preferível que sempre oferte um pouco mais que o mínimo.

É comum que as pessoas ofereçam a quantia mínima, então qualquer um que saia do óbvio tem mais chances de adquirir a passagem leiloada.

Tipos de upgrade na TAP
A TAP oferece três momentos para upgrade de cabine e duas formas de pagamento.

Posso fazer upgrade de cabine usando milhas?

Sim, na TAP Air Portugal é permitido fazer upgrade de cabine usando milhas da TAP Miles&Go.

O TAP Miles&Go disponibiliza três categorias de upgrades com milhas, com diferentes valores.

  • Upgrade Early: Nesta categoria é preciso fazer contato com a Central de Atendimento e destinada para os clientes que pretendem, de forma antecipada, garantir um upgrade para Classe Executiva, logo a partir do momento em que efetuam a reserva.
  • Upgrade: Aqui o upgrade é realizado dentro do prazo já mencionado neste artigo. Levando em consideração que é preciso ter assento disponível e a transação acontece através dos canais online e central de atendimento.
  • Upgrade Last Minute: Os atrasadinhos também podem fazer um upgrade no último minuto, esse acontece já no portão de embarque. Entretanto, atenção, pois só é permitido para passageiros Silver e Gold.
Upgrade de cabine usando milhas TAP Air Portugal
O upgrade de cabine por ser solicitado pela Central de Atendimento, site e aplicativo.

Quanto custa um upgrade na TAP utilizando milhas?

Saber quanto custa um upgrade na TAP utilizando milhas é muito fácil, pois a companhia aérea usa uma tabela fixa e pode ser consultada no site oficial da empresa a qualquer hora.

Vamos usar como exemplo quem deseja sair da América do Sul com destino a Europa e usar as milhas como pagamento no leilão de upgrade de cabine na TAP.

Os valores ficam os seguintes:

  • Upgrade Early: 81.600 milhas da TAP Miles&Go
  • Upgrade: 68.000 milhas da TAP Miles&Go
  • Upgrade Last Minute: 57.900 milhas da TAP Miles&Go

Como podem perceber, quanto mais próximo do voo, menos milhas da TAP você irá investir no upgrade de cabine, entretanto, há grandes chances de não haver mais assentos disponíveis.

Upgrade de cabine usando milhas TAP
Pague o upgrade com milhas e escolha a quantidade que será ofertar para subir de classe.

Vale a pena participar do leilão de upgrade de cabine na TAP Portugal?

Sim, vale a pena participar do leilão de upgrade de cabine na TAP Portugal, principalmente quando o principal interesse é aumentar o conforto com o menor custo.

Pense que uma viagem de São Paulo até Lisboa leva pelo menos 10 horas e neste caso considerando um voo sem escalas.

Ter espaço para se mexer durante o trajeto vai fazer toda diferença no final do trecho, pois você vai chegar muito mais disposto.

Além disso, tem toda a comodidade de estar na primeira classe, que oferece menu diferenciado, produtos de higiene e poltronas que reclinam até virarem uma cama.

Em uma compra normal, o preço da passagem executiva pode ser até 4 vezes mais cara do que a executiva, ao usar o recurso de leilão, é possível comprar com um custo muito reduzido.

Não podemos deixar de mencionar a vantagem de que a TAP aceita o upgrade de cabine usando as suas próprias milhas.

Por isso, se você ainda não é um cliente do programa Miles&Go, essa é uma excelente oportunidade de se inscrever e aprender como juntar milhas TAP Miles&Go para aumentar suas chances de voar de primeira classe até mesmo de graça.

Leia também: Programa de pontos Livelo vale a pena? Entenda!



Escrito por Fabiana Camilo Jornalista

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Jornalista;
  • Analista de SEO;
  • Especialista em crédito pessoal;
  • Especialista em planejamento de viagens.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.