Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
trimestral

Entenda o que é holerite e como fazer para quando precisar

Você sabe o que é um holerite e qual a sua funcionalidade? Aqui explicamos em quais momentos você pode utilizar e quais informações precisa conter.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 16 de Janeiro de 2024

Provavelmente, você já ouviu o termo holerite e ficou se perguntando o que significava. Mas será que esse é um termo importante para o seu dia dia?

Na verdade, holerite é um termo muito utilizado no meio profissional para quem é empregado por alguma empresa. Ele pode ter muitas funcionalidades, mas também vai ser útil para as suas finanças pessoais, já que está relacionado ao seu salário.

Por isso, explicaremos a seguir o que é holerite, como funciona, em qual momento utilizar, como ter acesso, quais dados ele deve ter e outras informações úteis. Confira!

O que é holerite?

Holerite é um documento que mostra de forma detalhada e transparente informações sobre o pagamento do seu salário. No fim das contas, ele é a mesma coisa que o contracheque do seu emprego.

Por lá você consegue ver o salário que você recebeu durante um período, além de outros valores adicionais como vale transporte, plano de saúde, descontos, entre outras informações.

Normalmente esse documento é enviado mensalmente, mas essa frequência pode variar de acordo com a empresa.

Esse termo vem do sobrenome de Herman Hollerith, estadunidense que criou um equipamento que fazia contagens matemáticas e tabulação de origem estatística.

VEJA MAIS: Número da Carteira de Trabalho pelo CPF: Saiba como consultar o seu!

Em quais casos se usa um holerite?

Além de servir para o profissional saber quanto ele recebeu naquele período, os descontos feitos na folha de pagamento e ajudar no orçamento pessoal, ele pode ser utilizado em outros casos, como mostraremos a seguir.

Documento

Antes de tudo, o holerite pode servir como um documento de comprovação de alguma informação – nesse caso, de pagamento. Assim, a empresa pode comprovar os pagamentos corretos de um colaborador.

Além disso, ele também pode ser usado como um documento comprobatório para alguma ação financeira, para auxiliar no planejamento das suas finanças e até para futuramente consultar alguma informação necessária.

Importância judicial

O holerite também pode ser usado como um instrumento legal em caso de processo, por exemplo. Assim, a empresa consegue comprovar que cumpriu (ou não) com as obrigações financeiras no caso de demissões ou querelas trabalhista.

Transparência

Além de demonstrar que a empresa está sendo correta com o colaborador em relação aos seus ganhos, por questões de transparência, o funcionário precisa, por lei, ter acesso ao holerite.

VEJA TAMBÉM: Tipos de Seguros: quais os mais procurados? Conheça!

Documento comprobatório

Como já mencionamos acima, o contracheque também pode servir para comprovar sua renda perante terceiros. Então, é muito comum que instituições aceitem o holerite na hora de solicitar empréstimo, abrir conta e contratar outros serviços.

Você também pode utilizá-lo ao fazer a declaração de imposto anual.

Quais informações devem conter em um holerite?

Dependendo de qual empresa, tipo de funcionário e outras questões que estão relacionadas ao holerite, as informações que podem constar no contracheque podem ser diferentes umas das outras.

Porém, há alguns dados que precisam constar no documento, tais como:

  • Informações da empresa (nome completo, CNPJ, endereço e razão social); 
  • Informações do colaborador (nome completo, PIS, função/cargo e CPF); 
  • Salário bruto (sem os descontos); 
  • Quantidade de dias trabalhados de acordo com o período constado no contracheque; 
  • Adicionais, se houver (horas extras, adicional noturno e adicional de periculosidade); 
  • Gratificações (como bônus por metas internas batidas);
  • Descontos (adiantamentos, atrasos e faltas); 
  • Descontos e impostos por contribuições (Previdenciária – INSS, FGTS ou sindical);  
  • Desconto referente ao vale-transporte; 
  • Desconto referente ao vale home-office;
  • Descontos não obrigatórios (Vale alimentação, planos de saúde e odontológico, seguro de vida); 
  • Salário líquido com todos os descontos já aplicados.

Por vezes, fica difícil calcular a diferença entre salário bruto e o líquido, por isso, você pode utilizar a calculadora da Mobills para entender de uma melhor como o salário líquido funciona:

Há alguns dados que podem variar, porém, todas essas informações que mencionamos acima devem estar no contracheque do colaborador. Para entender melhor, abaixo você pode ver o exemplo de um holerite.

exemplo de holerite - foto de holerite
Imagem: Guia do Excel

No fim das contas, ele é um documento muito importante e que pode servir para comprovar renda – além de outras funções importantes que citamos acima.

Então, guarde seus contracheques/holerites em um local que você consiga se lembrar quando precisar.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Como se escreve holerite?

Qual a diferença de holerite e contracheque?

Holerite é comprovante de renda?

A empresa precisa dar o holerite?

CONTINUE LENDO


Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.