Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

O Barato Sai Caro: Entenda a expressão e veja situações comuns

Confira situações em que o barato sai caro e saiba como não passar por elas!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Você já precisou comprar algo e preferiu o preço mais baixo do que prezar pela qualidade do produto ou serviço? São nesses casos que o barato sai caro.

Essa é uma expressão muito conhecida e usada quando optar pelo mais barato nem sempre foi a melhor opção.

A tentativa por querer economizar às vezes é tão grande que o consumidor deixa de lado a qualidade e só vê o preço, mas não vê o valor do produto.

Nesse caso, o valor não é o de aquisição, mas valor no quesito qualitativo. Além disso, é necessário sempre pensar na relação de custo x benefício em toda aquisição.

Afinal, ninguém gosta de ter aquele arrependimento quando o barato sai caro, né? Por isso, saiba mais sobre essa expressão e seus significado!

Entenda a expressão ‘o barato sai caro’

O barato sai caro é uma expressão popular bem antiga e conhecida por muitos.

Quando usada, o objetivo é justamente dizer que não valeu a pena insistir no valor menor e ter uma péssima experiência.

Economizar é bom, mas tudo precisa ser feito de forma pensada e calculada. Além de também haver bastante pesquisa para evitar arrependimentos.

O que significa custo e benefício?

Entender a relação custo-benefício é importante para que você avalie toda e qualquer compra, seja de um produto ou serviço. 

Dessa forma, você consegue evitar que o barato saia caro ou que tenha uma péssima experiência, perdendo dinheiro e tempo.

A relação custo e benefício nada mais é do que o resultado e sua satisfação por determinada aquisição.

É avaliar vantagens e desvantagens, prós e contras, benefícios e malefícios. Para, assim, entender se vale a pena investir nessa aquisição. 

Será que no final, esse produto comprado de forma barata vai ser útil? A qualidade dele é boa? Ou será que você em pouco tempo vai precisar comprar outro pois parou de funcionar?

Esses e muitos outros fatores compõem a relação custo-benefício, para que você entenda que comprar não é somente economia, mas também satisfação.

6 cuidados para evitar o “barato sai caro” nas suas compras

Para que você possa realizar compras com resultados mais satisfatórios, confira as dicas a seguir de práticas a se fazer ou a tomar cuidado para evitar ‘o barato sai caro’ no seu dia a dia.

Evite comprar sem experimentar

Seja calçado, roupa ou outro acessório, evite situações em que pelo preço mais em conta você não pode experimentar.

Algumas lojas também colocam a regra de não pode trocar e, dessa forma, sem saber se o produto lhe serve, o barato pode sair caro e você ficar sem.

Cuidado com as liquidações

Todo mundo gosta de economizar e de um desconto. Mas, esteja atento às liquidações para não sair frustrado.

Na correria de uma comprar ou outra, é possível que você compre um produto com defeito. Geralmente, as peças em liquidação podem aparentar alguma descostura, sujeira ou avaria por conta da exposição nas araras ou bancadas.

Se você não tomar cuidado, pode acabar comprando um produto inutilizável.

Peça degustação

Se você não conhece um produto, é importante degustar antes, principalmente quando o assunto é comida e você estiver comprando por encomenda.

Dessa forma, evita de você comprar algo sem saber a qualidade e se frustrar no futuro.

Financiamentos com pouca entrada

Se você pretende realizar algum financiamento, tente juntar um dinheiro primeiro para dar uma boa entrada e abater o máximo que puder do valor. 

Nestes casos, optar por uma entrada baixa pode ser prejudicial e atrapalhar o seu orçamento no futuro, já que as parcelas serão bem maiores e fixas.

Fazer compras avulsas no mercado

Você tem o costume de fazer compras avulsas no mercado, em vez de uma compra grande mensal? Esse é um grande exemplo de que o barato sai caro.

Muita gente faz isso pela falta de organização e planejamento financeiro, para conseguir pagar uma compra grande. Mas, acontece é que são muitos os supermercados que já contam com programa de pontos e descontos.

Dessa forma, você tem grandes chances de economizar, pontuar e ainda se beneficiar.

Não ter momentos de lazer

Você é do tipo de pessoa que se priva de ter lazer e momentos de distração porque quer economizar ou esta sem dinheiro? O barato sai caro nesses casos também?

Há grandes chances de você acumular estresse, cansaço, fadiga e muitos outros sintomas que podem desencadear uma doença ou transtorno psicológico.

Acumular apenas trabalho não é sadio e pode prejudicar a sua saúde.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.