Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
emprestimos-e-dividas
isca
Não
trimestral

Finame BNDES: Como funciona este tipo de financiamento?

Conheça o Finame do BNDES e veja como consegui o financiamento para investir nos equipamentos da sua empresa.

Artigo escrito por Amanda Pessoa em 26 de Janeiro de 2024

Sabia que existem um financiamento especifico para compra de produção e aquisição de máquinas? Não? Pois conheça mais sobre o Finame BNDES.

Para saber como este empréstimo pode ajudar sua empresa continue lendo e entenda mais o assunto!

O que é o Finame do BNDES?

O Finame é uma linha de crédito especial criada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que ajuda a fomentar o crescimento econômico e social do Brasil através de financiamentos e empréstimos.

Mas o que é Finame? A sigla significa uma abreviação para financiamento de máquinas e equipamentos.

Sendo assim, o Finame do BNDES é um crédito para quem quer fazer compra de material empresarial, para produção máquinas, compra de equipamentos, materiais de informática e bens de automação.

Para solicitar o crédito é preciso entrar em contato com uma das instituições financeiras credenciadas.

O financiamento Finame é liberado somente para compra de equipamento novos, com fabricação nacional e a partir dos fornecedores cadastrados pelo BNDES.

Todas essas regras se devem ao fato de que o BNDES é um banco criado para fortificar o desenvolvimento nacional e esta é uma forma de injetar mais incentivos dentro do mercado brasileiro.

Quais as modalidades de financiamento do Finame?

Para dar um melhor apoio as empresas o BNDES dividiu o Finame em modalidades diferentes para atender a todos de uma melhor forma.

Financiamento à compradora para a aquisição

Voltada para as empresas que querem aquisição de novas máquinas e equipamentos. As empresas que necessitem locar máquinas e equipamentos também podem contar com esse apoio.

Financiamento ao fabricante para a produção

Este financiamento pode ser solicitado por empresas que produzam maquinário e assim o crédito servirá para financiar a produção de materiais que já foram negociados com os compradores.

Financiamento ao fabricante para a comercialização

Destinado as empresas fabricantes de máquinas e equipamentos. Porém, aqui o foco é a comercialização, auxiliando nas vendas das mercadorias que foram negociadas com o comprador.

Existem várias linhas de financiamento do Finame e cada uma delas atende uma necessidades especifica com características diferentes, é possível conferir cada uma delas na linha BNDES Finame.

Como conseguir o financiamento Finame?

Para conseguir o financiamento Finame o primeiro passo é saber quais os equipamentos, fábricas e bancos que poderão participar desse processo.

Depois, basta fazer a escolha de qual equipamento será financiado, confirmar o credenciamento da ferramenta e logo após fazer a solicitação do financiamento.

O banco onde foi solicitado o Finame vai fazer a analise da empresa solicitante e se favorável, o agente financeiro entrará em contato.

Então, o BNDES verifica se está tudo dentro das normas, caso esteja tudo certo, o financiamento é liberado.

Esquema do BNDES de como funciona o Finame.

VEJA TAMBÉM: Como solicitar o Cartão BNDES?

Afinal, vale a pena contratar Finame do BNDES?

Este tipo de empréstimo do BNDES possui condições bem facilitadas que serão difíceis de encontrar em outros bancos.

É por este motivo que vale a pena contratar o Finame para a sua empresa – estando de acordo com as regras da linhas de crédito – já que ela possui condições e taxas de juros menores.

Uma boa vantagem é que ao contratar um Finame a sua empresa firma um contrato com o BNDES e assim ela passa a ser bem vista no mercado, já que é bem avaliada pelo Governo Federal, o que pode facilitar outros tipos de crédito no futuro.



Escrito por Amanda Pessoa Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo, mãe, Jornalista com MBA em Marketing e amante da Marvel. Possui experiência com revista impressa, produção de conteúdo, SEO e experiência do cliente. Conhecedora do mundo dos empréstimos, Previdência Social e direitos trabalhistas.

  • Jornalista;
  • MBA em Marketing;
  • Especialista em educação financeira com foco em empréstimos.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.