Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é NFC? Veja como funciona esta tecnologia

Entenda o que é a tecnologia NFC e descubra as suas funcionalidades. Confira!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Você sabe o que é NFC? Esta tecnologia é conhecida por possibilitar a comunicação sem fio e está presente em diversos smartphones.

O seu funcionamento é diferente do Bluetooth e Wi-Fi, uma vez que requer a aproximação de dois dispositivos. 

Esta ferramenta está presente também em maquininhas de cartão, caixas eletrônicos e terminais de transporte público, entre muitos outros aparelhos.

Então, que tal entender um pouco mais de como funciona essa tecnologia? Para isso, preparamos este artigo de educação financeira para explicar em detalhes o que é NFC. Confira!

O que é NFC?

NFC é a sigla para Near Field Communication ou Comunicação de Campo Próximo. Esta tecnologia foi inspirada na RFID, tecnologia de radiofrequência difundida em crachás e chaves de hotel.

Ela é considerada segura e conveniente, pois possui diversas camadas de criptografia para a segurança do usuário. 

Além disso, ela não exige nenhuma configuração especial para parear os dispositivos e permite que um dos dispositivos não utilize energia.

Os dispositivos com NFC podem ser classificados como ativos ou passivos.

Os aparelhos ativos possuem fonte de energia própria e podem enviar ou receber informações entre eles. São exemplos os aparelhos celulares e as maquinas dos transporte público. 

Já os dispositivos passivos são os que utilizam um chip ativo próximo para obter energia e só podem transmitir dados. É o caso dos cartões crédito, cartão de transporte e as tags de veículos NFC.

VEJA TAMBÉM: Saiba Como Ativar a Aproximação do Nubank: Passo a passo! || Nubank Apple Pay: Entenda como funciona e como usar

Como funciona o NFC para pagamentos?

O NFC é utilizado em celulares para liberar pagamento digitais, por meio de carteiras digitais como Apple Pay para iPhones, Samsung Pay e Google Pay, para telefones Android. 

Aparelhos telefônicos que contém o chip NFC podem facilmente substituir o cartão de crédito ou débito para realizar compras em estabelecimentos com maquininhas compatíveis com a tecnologia.

Além disso, essa tecnologia também está presente nos chips da maioria dos cartões de crédito disponíveis no mercado.

Na prática, as transferências via NFC acontecem por meio da aproximação de dois dispositivos, sendo um deles o responsável por enviar o comando.

No entanto, a conexão se estabelece apenas quando dois equipamentos compatíveis se tocam ou estão bem próximos.

Segundo os fabricantes, ela possui efetividade em uma distância máxima de 10 cm, podendo ser configurada para que ocorra em espaços menores.

Outras formas de usar o NFC

Esta inovação não é aplicada somente para pagamentos por aproximação. Ela também pode ser utilizada para transferir quantidades pequenas de informações entre aparelhos, quaisquer que sejam. 

O compartilhamento de dados no celular com o NFC pode ser utilizado para que dois celulares troquem contatos, links, senhas de Wi-Fi e mensagens curtas. 

Este tipo de conexão pode ser feita também com o auxílio do Bluetooth, sendo possível a execução de pareamento automático e assim iniciar a transferência de arquivos maiores, como fotos e vídeos.

O pareamento de acessórios, assim como entre telefones, é outro exemplo por meio do qual o NFC pode trabalhar junto com o Bluetooth ou o Wi-Fi Direct para proporcionar rapidez no pareamento entre um smartphone e um acessório.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.

Você também vai gostar


.
.