Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
trimestral

Segunda via do RG: Veja como fazer emitir sem problemas

Está precisando emitir a segunda via do RG? Aqui explicamos como e quando fazer isso de forma simples.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Motivos para tirar a segunda via do RG não faltam: perda, roubo, furto ou até mesmo porque o documento venceu. Porém, quando isso acontece e é necessário emitir um novo, muitas pessoas não sabem como é o processo e nem qual é o primeiro passo para isso.

Muitas vezes até já sabemos qual o primeiro passo, porém, por conta do nervosismo por ter perdido um documento (o CPF, por exemplo), acabamos esquecendo de tudo. Além disso, poucas pessoas sabem que a primeira via do RG (Registro Geral) tem validade de 10 anos e que será necessário renovar depois desse período.

Mas afinal, como emitir a segunda via do RG? Qual órgão faz isso? Precisa pagar? O que devo fazer primeiro logo quando perco o documento? Essas dúvidas e muitas outras são muito comuns e por isso, respondemos todas elas neste artigo.

Registre um boletim de ocorrência em caso de perda do RG

Depois de perder o documento, você provavelmente terá feito uma busca em todos os lugares que ele possivelmente está. Se não encontrar, nesse caso (e de roubo e furto também) o primeiro passo então é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima de você.

É possível também fazer esse processo de forma online se a sua região tiver o serviço disponível. Para isso, busque por “delegacia online” e selecione o seu estado. Aliás, todo esse processo é importante para evitar golpes, falsificação de identidade e até deixar seu nome sujo.

VEJA TAMBÉM: Como Consultar RG pelo CPF? Saiba como encontrar seu RG online!

Quais documentos são necessários para emitir a segunda via do RG?

Por mais que você queira emitir a segunda via do RG é necessário levar alguns documentos para isso. Não importa se você já tem cadastro no site do Governo Federal e/ou Estadual, sem os documentos não será possível dar entrada na sua solicitação.

Por isso, confira quais documentos levar no momento da solicitação:

  • Duas fotos 3×4 original e recente;
  • Certidão de nascimento original ou cópia simples;
  • Certidão de casamento original ou cópia simples (caso você seja casado);
  • Boletim de Ocorrência original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto);
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal (para pagamento da taxa de 2ª via, ou caso você queira que o número apareça no RG);
  • Cartão do Cidadão original (caso queira que o número apareça no novo RG, podendo ser substituído por PIS ou PASEP).

Como faço para tirar a segunda via do RG?

Se você está precisando tirar a segunda via do RG, a primeira coisa que precisa saber é que cada estado tem uma forma que o cidadão pode realizar a emissão do documento, mas a maioria permite que você faça o agendamento em um posto do Detran da sua cidade, pela internet. 

E ao solicitar o documento pela internet, o processo se torna muito mais rápido e prático, sem a necessidade de você comparecer a um posto para dar entrada no seu novo RG. Com isso, você só precisa ir até um posto do Detran na data informada pelo órgão para retirar o seu documento pronto.

Além disso, em alguns lugares você pode solicitar na prefeitura, na Secretaria de Segurança Pública ou até no próprio site a da Polícia Civil.

Preciso pagar alguma taxa para tirar a segunda via?

Uma dúvida muito frequente dos brasileiros é se há necessidade de pagar alguma taxa ao solicitar a segunda via do RG. No caso de roubo ou furto, você é isento da taxa da segunda via, mas para isso é necessário apresentar o boletim.

Mas caso você tenha perdido ou esteja com documento vencido, é necessário sim pagar uma taxa que varia de acordo com cada estado. No Rio de Janeiro, por exemplo, o valor é de R$46,16, já em São Paulo a taxa custa R$47,96.

Por isso, o mais indicado é você procurar se informar se é cobrada a taxa e qual o valor dela no seu estado.

Por vezes, esse valor cobrado pode até afetar seu planejamento financeira, porém, isso não será grande coisa se você já tiver uma reserva de emergência – que é um conceito básico da educação financeira.

Nova carteira terá identificação única pelo CPF

Para quem ainda não sabe, o novo RG Digital terá uma identificação única por meio do CPF em todo o país. Por isso, é fundamental que os brasileiros estejam com o CPF regularizado na hora de solicitar a segunda via do RG.

Além disso, a nova carteira de identidade poderá ser considerada um documento de viagem. Isso porque ela estará no padrão internacional. O documento terá código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo que consta nos passaportes, e poderá ser lido por equipamentos.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.