Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
evergreen

É possível usar cartão vencido? Saiba o que fazer!

Sabia que o cartão de crédito tem data de validade? Entenda o acontece com o cartão vencido e se é permitido fazer compras.

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 23 de Maio de 2022

Já prestou atenção na data de validade do cartão de crédito? Pois, saiba porquê esse detalhe é tão importante e o que fazer caso tenha um cartão vencido. Afinal, é permitido usar e fazer compras com ele? Descubra a seguir!

VEJA TAMBÉM: Cartão de Crédito Aprovado na Hora! Saiba Mais || Cartão de Crédito Pontos, Milhas e Salas VIP!

O que significa cartão vencido?

Os cartões de crédito possuem data de expiração, que pode estar impressa no cartão físico ou informada por meio de outros canais, como o app de controle do cartão.

A data é escrita no formato MM AA que indica mês e ano de vencimento e assim, é possível saber quando cartão está vencido.

Portanto, ele deixa de ser um cartão de crédito válido para uso no dia a dia, pois está fora da validade.

Cartão de Débito ou Crédito Vencido: é possível usar?

Caso tenha um cartão vencido, não é possível usar essa ferramenta para compras, sejam elas no crédito ou débito.

Para saber se seu cartão está vencido ou próximo da data de validade, basta olhar os números do cartão impressos. Geralmente, a informação fica na frente do no cartão de crédito e no de débito, fica no verso.

Meu cartão venceu: o que fazer?

Dificilmente, o banco deixará o cartão de crédito vencer sem te comunicar. Mas, pode acontecer desses avisos não chegarem ao seu conhecimento.

Então, caso tenha um cartão vencido e deseje usar para sacar ou fazer compras, comunique o emissor do cartão sobre a situação.

Assim, é possível entrar em contato por meio de canais online, como aplicativos ou telefones e pedir a 2ª via do cartão com nova data de vencimento atualizada.

Lembre-se que, ao tentar usar o cartão vencido, seja para transferir dinheiro, sacar e comprar no débito ou crédito, pode aparecer o aviso que o cartão é inválido ou código erro do cartão na operação.

Quanto tempo posso usar o cartão depois de vencido?

Dificilmente, será possível usar o cartão de crédito após a data de vencimento expirar. Por isso, esteja atento ao mês e ano de validade do seu cartão, para solicitar um novo antes deste ficar vencido.

Além disso, é importante verificar se há alguma alteração no contrato ou cobrança de taxa para enviar o novo cartão de crédito. Portanto, esteja ciente desses pontos.

Ademais, enquanto seu cartão novo não chega, algumas instituições oferecem o cartão de crédito virtual que permite fazer compras pela internet e até usá-lo como forma de pagamento por aproximação.

Como descartar o cartão de crédito após o vencimento?

Uma dúvida que ocorre entre os titulares é como fazer o descarte correto e seguro do cartão de crédito.

Isso pode variar de acordo com o tipo do cartão, por exemplo:

  • Cartão com tarja magnética: o modelo mais antigo com uma tarja preta impressa, é preciso riscá-la até sumir a tarja, para evitar a clonagem do cartão;
  • Cartão com chip: já se possui chip, o melhor é destruí-lo com o auxílio de uma tesoura. Com cuidado, vá recortando o cartão em várias partes.

Por fim, descarte os restos do cartão no lixo reciclável ou num local adequado e lembre-se: nunca deixe seu cartão vencido inteiro, antes de jogá-lo fora, muito menos, dê para uma criança brincar.

Atitudes como essas podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais e financeiros, portanto use o cartão de crédito com consciência, até na hora do descarte.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Posso utilizar um cartão vencido?
Preciso pagar para emissão de um novo cartão?
O que fazer quando o cartão de crédito vence?
Cartão vencido cobra anuidade?
CONTINUE LENDO


Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.