Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
trimestral

Imprimir CPF: como funciona e por onde retirar o comprovante

Como imprimir o comprovantes de CPF? Aqui explicamos como você pode fazer isso de forma simples.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 11 de Agosto de 2023

Já faz um tempo que o Cadastro de Pessoa Física deixou de ser um cartão. Por conta disso, muitas pessoas não sabem como imprimir seu CPF. Isso mesmo, desde 2011 que o CPF de plástico deixou de ser emitido pela Receita Federal e agora só existe o formato em papel.

Geralmente, o número já vem em outros documentos como o Registro Geral (RG), e por isso muita gente não o imprime – principalmente agora que o RG Digital já está sendo disponibilizado em todo o Brasil.

Mas, se você não tem o seu CPF inserido no RG ou perdeu a sua primeira via, saiba que dá para imprimir CPF de maneira fácil, rápida e gratuita tudo de forma online sem precisar pegar filas quilométricas em postos de atendimento.

Imprimir CPF: online ou presencial?

Saiba que para imprimir CPF você não precisa comparecer em nenhum posto, unidade, agência bancária ou estabelecimento. O processo pode ser feito todo pela internet, ou seja, sem precisar sair de casa. 

Basta que você tenha um computador ou celular com acesso à internet e uma impressora para consultar seu CPF e depois imprimi-lo.

VEJA TAMBÉM: Saiba como descobrir se um RG é falso

Como imprimir CPF?

Existem duas formas para imprimir CPF pela internet. Veja a seguir como você pode fazer:

Para quem não declara Imposto de Renda

Se você não declara Imposto de Renda, basta acessar o site da Receita Federal, preencher os dados solicitados e visualizar o seu comprovante.

Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo

  1. Acesse a página de consulta;
  2. Insira o número do CPF;
  3. Em seguida, coloque o nome completo do solicitante;
  4. Preencha também a data de nascimento e o nome da mãe;
  5. Informe o número do título de eleitor e clique em “Enviar”;
  6. Por fim, preencha o captcha (teste de “não sou robô) e confira o seu documento.
imagem de como imprimir o cpf - mobills
Página de consulta de CPF da Receita Federal

Para quem declara Imposto de Renda

Caso você declare Imposto de Renda, basta acessar o Portal eCAC, que é o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. Esteja com o seu código de acesso e depois insira os dados solicitados nos campos solicitados.

Na página inicial, é só clicar em “Cadastros” e em seguida na parte “Comprovante de inscrição no CPF” e você consegue emitir seu documento.

imagem com dois cartões de CPF.
Consulte o seu CPF de maneira simples!

Imprimi o CPF, e agora?

Depois de ter impresso o seu comprovante de CPF, agora você já pode utilizá-lo quando for solicitado. Porém, não esqueça de plastificar esse documento para mantê-lo conservado e não causar nenhum dano acidental.

Já que agora só existe a versão impressa e não mais cartão, se mantiver ele sem plastificar as chances de rasgar e perder o documento são maiores.

Onde o CPF também é encontrado?

Vale lembrar que andar com o CPF nem sempre é algo obrigatório e necessário. Isso porque o número desse cadastro costuma estar em vários documentos que você já deve utilizar no dia a dia.

Além do RG, já citado acima, também é possível encontrar o número do CPF em documentos como:

Vale ressaltar sempre que o CPF não é feito mais na versão de plástico, aquele famoso cartão azul que era muito utilizado.

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.