Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
trimestral

Saiba como descobrir se um RG é falso

Você sabe como identificar um RG falso? Aqui mostramos como fazer isso e em quais situações precisará fazer isso.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 31 de Maio de 2023

Você trabalha com o público e já teve que identificar um RG falso? Infelizmente, essa é uma prática muito comum na sociedade. Pessoas têm fraudado de todas as formas os documentos de identificação para de alguma forma ter benefício ou não ter que pagar por algo.

Isso pode ser feito de várias formas e por vários razões que talvez não saibamos. Por isso, é importantíssimo que você saiba reconhecer uma carteira de identidade verdadeira para que não tenha prejuízos na sua empresa, negócio, projeto ou até mesmo não seja enganado.

Como identificar um RG falso?

O Registro Geral, ou RG, é o documento mais comum e conhecido para identificação do cidadão. Por este motivo, costuma ser bastante falsificado por golpistas. Para que isso não passe batido, veja a seguir algumas formas de identificar:

Nome e assinatura do diretor

Todo documento de Registro Geral (RG) deve conter o nome e assinatura do diretor. Essa é uma informação padrão que é colocada em todos os documentos expedidos no Brasil.

Dígito verificador

Todo RG precisa ter um dígito verificador, que fica separado dos oito primeiros números do documento. Ele corresponde à localização de emissão do RG.

Fonte

Verifique se toda a fonte do documento está alinhada e compatível com um documento de identificação original e verídico. É preciso que não haja inconsistências, como caracteres errados, com fontes diferentes ou tamanhos desproporcionais.

Homem encapuzado furtando a bolsa de uma mulher.
Saiba identificar um RG falso!

VEJA TAMBÉM: Segunda via do RG: Veja como fazer emitir sem problemas

Formatação

A formatação precisa estar coesa e correta, principalmente dos números. Além disso, as datas e dados não devem ter inconsistências.

Fotografia

Outra forma de identificar um RG falso é pela fotografia. Verifique se ela está nítida e com uma resolução compatível com a de uma emissão de documento oficial.

Além disso, você pode comparar a foto com a idade da pessoa na data de expedição do documento. Por isso, é importante manter sua foto atualizada.

Compare com outros documentos

Se for preciso esclarecer ainda mais as suas dúvidas, compare este RG falso com outros documentos expedidos na mesma região.

Verifique a formatação, cores do documento, brasão, símbolos, pontos, fontes, assinatura e muito mais detalhes. Se tudo bater, ele será verdadeiro, mas se tiver incompatibilidades, há grandes chances de ser um RG falso.

Consulte a Receita Federal

Valide as informações no site da Receita Federal para você conseguir distinguir se é um RG falso ou não.

Pelo portal do Governo, é possível validar algumas informações de um cidadão, tais como: CPF, nome, data de nascimento. Outra opção é pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde dá para confirmar o nome da mãe do portador desse RG falso.

RG falso é crime?

Se você se deparar com um RG falso ou qualquer tentativa de falsificar um documento de identificação, denuncie. Afinal, sim, isso é considerado crime. A prática de falsa identidade consta no Código Penal, nos artigos 307 e 308:

Art. 307 – Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:
Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.
Art. 308 – Usar, como próprio, passaporte, título de eleitor, caderneta de reservista ou qualquer documento de identidade alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize, documento dessa natureza, próprio ou de terceiro:
Pena – detenção, de quatro meses a dois anos, e multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

Por isso, é sempre importante ficar atento quando uma situação dessa ocorrer e sempre que possível, denunciar para que ninguém seja prejudicado por ter sua identidade falsificada por alguém mal intencionado.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.