Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Sim
anual

Manutenção Preventiva: Quando e por que fazer?

Possui um veículo e quer cuidar melhor do seu bem? Conheça as vantagens em realizar a manutenção preventiva em seu veículo!

Artigo escrito por Parcerias Mobills em 03 de Outubro de 2023

Fazer manutenção preventiva do veículo significa manter seu veículo em boas condições de funcionamento para transitar com segurança e até mesmo garantir uma vida mais longa ao seu veículo.

Com a manutenção preventiva você sabe que tudo está funcionando da melhor maneira e, com certeza, é mais eficaz do que esperar que alguma coisa pare de funcionar, gerando um prejuízo maior.

Não apenas de tempo, mas também de dinheiro, já que prevenir costuma ser mais econômico. Então, confira ótimas dicas sobre manutenção que separamos para você!

Quando fazer a manutenção?

O manual do seu carro é sempre a melhor forma de conhecer bem a periodicidade recomendada para uma manutenção preventiva do modelo do veículo específico.

Se ele é 0 KM, você possivelente foi informado na própria concessionária de quando será a primeira revisão.

É importante ficar atento, pois caso o veículo esteja na garantia você é obrigado a fazer as revisões exatamente conforme indicado no manual.

Elas são simples, rápidas e o valor vale a pena, já que você garantirá não apenas a sua segurança, mas também a valorização do próprio veículo.

Ao vender ou trocar um carro, por exemplo, aqueles que tiveram suas manutenções básicas realizadas em dia e adequadamente, são mais valorizados que os demais. Ainda mais se o carro ainda estiver dentro do prazo da garantia.

No geral, orienta-se que as manutenções sejam feitas a cada seis meses, ou dez mil quilômetros rodados, mas isso depende muito das condições a que o veículo seja exposto.

Velocidade média, estradas em boas condições, poeira em excesso, podem ser alguns dos pontos a considerar. A frequência das revisões também podem variar de acordo com o veículo.

Zapay – Parcele débitos veiculares

Avaliação Mobills
4 250
Avaliação Mobills
URL Verificada
Quem é a Zapay? É uma startup de tecnologia que é credenciada ao Detran e ao Denatran, a qual oferece o serviço de pagamento dos débitos veiculares do órgão.
Consultar débitos do veículo Digitando a placa do seu veículo, você pode consultar se existem débitos em aberto.
Consultas A consulta da placa irá apresentar se seu veículo possui Multas de trânsito em aberto e/ou se o IPVA, Licenciamento e DPVAT estão em dia.
Escolha como deseja pagar Você tem diversas opções de pagamento. Cartão de Crédito em até 12x, PIX, Boleto, Ticketlog e Voucher.
URL Verificada
  • Mais informações
    O objetivo da Zapay é transformar a maneira que as pessoas pagam e gerenciam débitos veiculares (IPVA, licenciamento, multas, DPVAT, entre outros), facilitando o acesso aos débitos e também a forma de pagamento, através do parcelamento. Proporcionando mais tempo e menos burocracia para os brasileiros

Por que fazer manutenção de veículo?

A manutenção preventiva serve para evitar problemas e te dar mais segurança para transitar nas vias.

Apesar de ter um custo, ela também pode te ajudar a economizar dinheiro com imprevistos que, por conta de um descuido com a periodicidade manutenção, pode sair caro.

Tirando todas as questões de desvalorização do veículo pelo desgaste de peças e a sua segurança, tem também as questões ligadas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Dirigir com faróis queimados ou pane no sistema elétrico, é considerado uma infração média, garantindo multa de R$ 130,16, além de 4 pontos na CNH.

Por outro lado, se você é parado em uma fiscalização e o agente de trânsito atesta que seus pneus estão carecas, a infração passa a ser grave, com multa de R$ 195,23 e mais 5 pontos.

Por isso, fazer a revisão periódica é fundamental, já que ela garante a checagem dos itens essenciais e faz a troca ou reparo desses itens quando necessário.

VEJA TAMBÉM: Melhores Seguros Auto do Brasil: confira a lista!

Vantagens da manutenção preventiva

Garantir a sua segurança e a das pessoas no trânsito já deveria ser suficiente, mas prevenir tem outras vantagens.

Se você não procura manter a manutenção do seu carro em dia, vai precisar fazer isso quando o problema acontecer de qualquer forma.

O problema é que nesse caso, a conta certamente vai ficar mais cara e vai render muita dor de cabeça e provavelmente mais tempo de oficina para o veículo.

Já a manutenção preventiva, pode ser planejada dentro do seu orçamento pessoal. Além de não ser pego de surpresa, o valor acaba sendo muito mais em conta.

Conforme falamos anteriormente, outra vantagem é garantir mais valor ao seu veículo na hora de vender ou trocar.

Se você esteve atento com suas manutenções preventivas e realizou todas conforme indicado no manual, significa que seu carro nunca precisou passar por desgaste extremo antes de ser revisado.

Você pode conseguir um valor maior por ele, especialmente se ele ainda estiver na garantia.

Caso perca uma revisão dentro do prazo da garantia, você automaticamente perde a garantia do veículo.

Diferença entre manutenção preventiva e corretiva

Durante este artigo, te contamos um pouco sobre características e vantagens de uma manutenção preventiva.

Como o próprio nome antecipa, você estará prevenindo um possível problema.

Logo, o que dizer sobre a manutenção corretiva? Se você não se planeja e faz suas revisões de acordo com o manual, em algum momento seu carro pode apresentar problemas.

Quando isso acontecer e você precisar levá-lo em uma oficina para realizar o reparo necessário, essa será a manutenção corretiva. Aquela cujo objetivo é corrigir os defeitos apresentados.

Por ser normalmente mais importante e urgente, além de que provavelmente algumas peças deverão ser trocadas, a manutenção corretiva é, na maioria dos casos, mais cara e mais demorada.

Ou seja, você acaba ficando no prejuízo e mais tempo sem carro. Um péssimo negócio, concorda?

Dica de ouro

Fazer a revisão do carro é imprescindível para transitar com o carro em perfeito estado, mas além de manter ele em dia não deixe de contratar um seguro que é tão importante quanto a manutenção preventiva.

Só assim, você estará protegido e coberto em caso de acidentes e imprevistos. Cuide do seu carro para ter mais tranquilidade, segurança e não ficar no prejuízo.

VEJA TAMBÉM



Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.