Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Leitor de QR Code: o que é, como funciona e dicas!

Você sabe o que é um leitor de QR Code? Descubra agora quais tipos existem e como eles podem ajudar nos negócios e no dia a dia. Confira!

Artigo escrito por Lívia Portela em 01 de Agosto de 2023

Você já deve ter notado que os QR Codes estão cada vez mais presentes na nossa rotina. Seja na embalagem de um produto, nos cardápios, no ingresso de um show ou mesmo na hora de pagar com o Pix. Mas você sabe o que é um leitor de QR Code?

Não há dúvidas de que essa tecnologia chegou para facilitar o dia a dia e ajudar nos negócios.

Então, que tal entender como eles funcionam e descobrir algumas dicas e curiosidades sobre os Códigos QR (sim, eles também têm esse nome!)?

Então continue com a gente neste artigo! Boa leitura!

O que é um QR Code?

O QR Code (Quick Response Code, ou código de resposta rápida) é um tipo de código de barras que pode ser escaneado facilmente pelas câmeras da maioria dos smartphones.

O que o diferencia dos códigos de barras comuns é o fato dele ser bidimensional (2D). Isso significa que ele pode ser lido em duas direções: de cima para baixo e da direita para a esquerda. Os códigos comuns, por sua vez, só podem ser lidos de cima para baixo.

Essa característica faz com que ele seja capaz de armazenar um número muito maior de informações e dados, o que o torna extremamente versátil.

Quanto à forma, os QR Codes são quadrados e seu o interior é preenchido por outros quadradinhos. Eles se organizam em grades que lembram uma tela de Tetris.

Já os códigos de barras tradicionais são formados por barras verticais e acompanhado por números seriais.

Diferenças de formato entre o QR Code e o código de barras comum

Essa tecnologia foi criada em 1994, por uma companhia japonesa chamada Denso Wave.

O código, ao ser lido, pode ser convertido em endereços de sites, números de telefones, localização em mapas online, e-mails ou textos interativos de forma geral.

LEIA TAMBÉM: Cartão de Crédito Virtual: Melhores para criar o seu grátis! | Como criar e fazer um Pix? Veja como fazer em poucos segundos!

Quais os tipos de leitores de QR Code?

Os QR Codes se tornaram onipresentes nas cidades brasileiras. Diferente dos códigos de barras comuns, que têm funções basicamente comerciais, como identificar produtos e auxiliar no inventário do patrimônio de empresas, o QR Code, hoje, é utilizado por todos os públicos.

Com um smartphone comum, qualquer pessoa com acesso a internet pode escanear o código e ter acesso às informações. Este é portanto o tipo de leitor mais comum de Códigos QR.

Existem, no entanto, os leitores de QR Code utilizados para fins comerciais. A diferença entre eles é o fato de serem um sistema dedicado às leituras, e portando mais eficientes para serem utilizados em larga escala.

Leitores de QR Code Comerciais

Há, no mercado, diversos tipos de leitores de códigos de barra comerciais. A diferença entre eles é do tipo de tecnologia utilizada, bem como o tamanho e os recursos.

Esses leitores funcionam por meio de laser, câmeras ou sensores de luz, que interpretam as informações armazenadas em um código de barras comum ou um QR Code e as transmitem para outros dispositivos, tais como computadores, celulares ou tablets, via cabo ou conexão sem fio (wireless).

Os tipos de leitores que existem atualmente são: 

  • Leitor Fixo
  • Leitor Semifixo
  • Leitor Sem Fio Com Base
  • Leitor Sem Fio Sem Base.
  • Leitor Manual (Pistola) Com Fio Com Suporte
  • Leitor Manual (Pistola) Com Fio Sem Suporte

O tipo de leitor mais comum para QR codes no mercado é o Leitor Area Imager, que é capaz de ler todos os códigos, tanto 1D quanto 2D (inclusive QR Code).

Ele é capaz também de capturar códigos em telas, e está cada vez mais presente em farmácias e instituições de saúde, desde que a presença de códigos 2D se tornou obrigatória em medicamentos.

Dicas e curiosidades sobre QR Codes

Embora sejam comuns, os QR Codes ainda tem muitas histórias e utilidades desconhecidas.

Apesar de terem sido criados em 1994, apenas no ano de 2003 ele passou a ser utilizado em celulares, e somente em 2011 esse uso ganhou escala. Isso porque a tecnologia dos celulares mais antigos não estava pronta para absorver o seu uso.

No entanto, com a popularização dos smartphones, a melhora da qualidade das câmeras e o acesso cada vez maior à internet, a tecnologia dos códigos QR se popularizou e hoje possui diversos usos.

Atualmente, existem 40 tipos de QR Codes, que podem ser usados para os mais diversas finalidades. Eles podem, desde indicar um endereço no convite da sua festa, até conter um link para o pagamento de uma fatura.

Quanto ao tamanho em pixels, pode haver de 21×21 pixels, até 177×177 pixels em um mesmo código.

E você sabia que é possível ler um QR Code mesmo que ele esteja danificado? Esse é mais uma característica que o torna tão popular mesmo em panfletos publicitários e embalagens de produtos.

LEIA TAMBÉM: Maquininha com menor taxa: Qual a melhor? [Avaliação Completa] || Descubra o que é carteira digital, como funciona e dicas para usar



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.