Todo mundo já passou algum sufoco e perdeu o telefone, seja por furto, por roubo ou simplesmente por esquecer onde deixou. Por isso, saber como rastrear celular pode lhe ajudar a ter o aparelho de volta.
O que muitos não sabem é que atualmente existem diversas ferramentas pelas quais é possível rastrear o seu celular de forma gratuita.
Mas é preciso conhecer essas ferramentas e ficar atento para saber como elas funcionam. No geral, a principal dica é que o seu telefone precisa estar conectado com a internet.
Além disso, qualquer configuração deve ter sido feita antes do aparelho ter sido perdido.
Por isso, separamos a seguir algumas formas de rastrear celular, seja Android ou iPhone. Confira!
Se você deseja encontrar o seu iPhone, saiba que a Apple conta com uma ferramenta chamada Find My, que está disponível somente para iOS e permite várias funções para quem está em apuros sem o telefone por perto.
O usuário pode rastrear, bloquear, ativar efeitos sonoros e até mesmo apagar dados do telefone somente utilizando a sua conta da Apple.
Para isso, inicie uma sessão na Find com a sua conta do iCloud e tente fazer a busca pelo dispositivo.
Vale destacar que para encontrar o aparelho a opção “Buscar” precisar estar ativada nele.
Caso não o encontre, é possível marcá-lo como perdido. Neste caso, ele será bloqueado remotamente com um código de acesso que será liberado.
VEJA TAMBÉM: Seguro para iPhone: tudo o que você precisa saber
Os usuários do sistema operacional Android também conseguem rastrear o celular perdido, roubado ou furtado.
Para isso, basta usar a função “Encontre o meu dispositivo”, que é um serviço que ajuda a encontrar o aparelho, mas que precisa estar conectado à internet.
Acesse o site Google Find My Device e faça um login com as suas informações de usuário que foram utilizadas no celular Android perdido.
Em seguida, toque no marcador que constará no centro da página para que o site exiba a localização do aparelho via Google Maps.
VEJA TAMBÉM: Seguro celular: Conheça 6 opções de empresas e como funciona
Também é possível encontrar o seu telefone perdido pelo Google Maps, no entanto, para rastrear o celular dessa forma é necessário que você tenha enviado a sua localização para algum contato.
Essa tática é válida tanto para Android quanto para iOS e a localização funciona até 24 horas até o envio, basta usar outro aplicativo que tenha o Google Maps instalado para chegar onde o aparelho se encontra.
Outra forma de conseguir encontrar um celular é pela localização do WhatsApp. Para isso, você também terá que ter enviado a um contato nas últimas horas.
Caso tenha compartilhado a sua localização com alguém, peça ao contato que verifique onde o celular se encontra pela posição dele no mapa.
Vale lembrar que a localização enviada pelo WhatsApp tem uma duração que é escolhida por quem enviou, geralmente o padrão é de uma hora, podendo aumentar.
Portanto, caso queira usar essa forma, não pode perder muito tempo.
O aplicativo Celular Seguro é uma solução apresentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para reduzir o número de roubos de aparelhos celulares no Brasil.
O primeiro passo para utilizar o sistema é fazer o download do aplicativo, que está disponível para Android ou iOS, e de cadastrar com a sua conta gov.br.
Em seguida, basta registrar o seu aparelho e o de pessoas de confiança que poderão lhe ajudar a efetuar o bloqueio caso algo aconteça ao seu aparelho.
Assim, caso ocorra alguma situação de roubo, furto ou mesmo a perda do celular, o proprietário ou a pessoa de confiança indicada poderá registrar uma ocorrência por meio do aplicativo Celular Seguro BR.
VEJA TAMBÉM: Como usar o WhatsApp Web? [Guia simplificado]