Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Celular Seguro: conheça o app para bloquear aparelhos roubados

Garanta a segurança do seu celular com o aplicativo Celular Seguro. Veja aqui como usar!

Artigo escrito por Lívia Portela em 14 de Fevereiro de 2024

Os roubos e furtos de celular são um dos crimes mais cometidos no Brasil. Por isso, como forma de prevenir e solucionar o problema, o Governo Federal lançou o aplicativo Celular Seguro, que já está disponível para download.

Então, para saber como funciona o app e como instalar em seu celular, confira agora o passo a passo que preparamos com imagens e com as principais informações sobre o aplicativo Celular Seguro BR.

Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Seguro celular: Conheça 6 opções de empresas e como funciona

O que é o aplicativo Celular Seguro?

O aplicativo Celular Seguro é uma solução apresentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que pretende reduzir o número de roubos de aparelhos celulares no Brasil.

A proposta é utilizar a tecnologia para comunicar o crime e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel de forma rápida e eficaz.

Na prática, o aplicativo facilitaria a comunicação do crime e o bloqueio de suas funções para que ele fosse localizado e ao mesmo tempo perdesse a utilidade para os criminosos, reduzindo o interesse de praticar novos roubos e furtos.

O projeto resulta de uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e operadoras em colaboração com o MJSP para o desenvolvimento do projeto.

Como instalar o app Celular Seguro?

Para instalar o aplicativo Celular Seguro BR, o primeiro passo é fazer o seu download na loja de aplicativos do seu smartphone (iOS ou Android)

Em seguida, é necessário registrar o seu aparelho, e para isso é preciso ter uma conta gov.br. Caso ainda não possua uma, confira o nosso artigo de como criar uma conta gov.br.

aplicativo celular seguro
Tela inicial: clique em “Entrar com gov.br”
aplicativo celular seguro -  login
Entre no app com a sua conta gov.br digitando seu CPF

Após fazer o login na conta gov.br utilizando o número do seu CPF, é necessário ler os termos de uso e clicar em “Concordo”.

Neste ponto, o aplicativo oferecerá três opções, quais sejam:

  • Cadastrar pessoas de confiança, onde é possível cadastrar alguém que possa registrar uma ocorrência em seu nome caso algo aconteça com seu celular;
  • Registrar Telefone, onde você poderá cadastrar quantos aparelhos forem necessários, desde que a linha esteja cadastrada no seu CPF; e
  • Registrar Ocorrência, onde será possível criar um alerta sobre o aparelho perdido.
app celular seguro br
Escolha a opção conforme a sua necessidade

Se esta for a sua primeira vez utilizando o sistema, cadastre pessoas de confiança que possam registrar ocorrências por você em caso de necessidade.

Não esqueça também de cadastrar os seus próprios aparelhos, para que eles possam ser bloqueados com facilidade. Não há limite para o número de aparelhos cadastrados, no entanto as linhas devem estar registradas em seu CPF.

Caso precise registrar uma ocorrência, confira o próximo tópico!

Como utilizar o aplicativo Celular Seguro?

Caso ocorra alguma situação de roubo, furto ou mesmo a perda do aparelho, o proprietário ou a pessoa de confiança indicada poderá criar uma ocorrência por meio do aplicativo Celular Seguro BR.

Para isso, basta entrar no site ou no próprio app e clicar em “Registrar Ocorrência”.

imagem de site celular seguro - mobills
Página inicial do site Celular Seguro

Em seguida, será necessário selecionar para qual aparelho você deseja fazer a ocorrência, seja “Meus telefones” ou “Telefones de Confiança”.

Nessa etapa, será apresentada uma lista com todos os aparelhos cadastrados, e você deverá escolher para qual deles deseja registrar a ocorrência.

Por fim, clique no botão “Alerta”. Note que, logo que a ocorrência for emitida, será exibido o número de protocolo.

Guarde esse número com cuidado, pois ele será necessário para atendimentos posteriores nas instituições parceiras do programa.

Vale a pena utilizar o app Celular Seguro?

O aplicativo Celular Seguro é uma iniciativa que utiliza a tecnologia para reduzir o número de roubos de celulares, bem como para reduzir os danos de quem já o perdeu.

Por conta da parceria entre o MJSP e diversas instituições financeiras, telefônicas e de comunicações, ele facilita o bloqueio das funções do aparelho e o acesso a aplicativos sensíveis, como os de bancos ou de mensagens.

Desse modo, concluímos que vale a pena utilizar o aplicativo Celular Seguro BR como forma de adicionar uma camada extra de segurança ao seu aparelho e aos seus dados.

VEJA TAMBÉM: Como saber meu número de celular? [Oi, TIM, Vivo e Claro]



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.