Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Código de segurança da CNH: como encontrar no documento?

Saiba como encontrar o código de segurança da sua CNH da forma mais fácil! Confira agora

Artigo escrito por Lívia Portela em 01 de Junho de 2023


Para dirigir legalmente no Brasil, é indispensável possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E, para individualizar os condutores, há um código de segurança da CNH em cada documento. Mas como encontrá-lo?

Essa dúvida é muito comum, pois a CNH é composta por diversos dados importantes. Assim, se o condutor não estiver atento, pode se confundir ao buscar alguma informação.

Então, para entender melhor para que serve, onde encontrar o código de segurança da CNH e ter outras dicas sobre este documento, confira este conteúdo.

Boa leitura!

O que é o código de segurança da CNH?

O código de segurança da CNH é uma das formas de acessar todas as informações de identificação do motorista, além de evitar possíveis fraudes e falsificações do documento.

Além disso, é importante não confundir o código da CNH com o número de registro da CNH (que aparece em letras vermelhas – frente do documento), nem com o Número do Formulário CNH (que aparece na vertical, duas vezes – frente do documento).

Onde encontrar o código de segurança da CNH?

O código de segurança da CNH pode ser facilmente encontrado. A seguir, saiba como localizar, seja no modelo antigo ou no mais atual.

Via QR Code

Atualmente, o código de segurança da CNH é um QR Code impresso no verso do documento. Desde o ano de 2017, todos os modelos da Carteira Nacional de Habilitação possuem o código:

código de segurança da CNH mobills
Modelo de Carteira Nacional de Habilitação – Foto: Denatran

Como dito, por meio desse QR code é possível acessar diversas informações de identificação do motorista, além de dificultar falsificações e fraudes do documento.

Além disso, caso a sua CNH possua o QR Code no verso, é totalmente possível ter acesso ao seu documento por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

No verso do documento

Se o seu modelo de CNH é um pouco mais antigo, emitido antes de 2017, não se preocupe. O código de segurança fica, também, no verso.

Para encontrá-lo, basta retirar o documento da capa de plástico e checar a numeração que fixa abaixo da data de emissão:

Código da CNH – (Imagem: Reprodução/Kris Gaiato)

VEJA TAMBÉM: Consultar RG pelo CPF: Saiba como encontrar seu RG online! || Como saber de quem é esse CPF? Saiba se é possível fazer a consulta!

O que é a Carteira Digital de Trânsito [CNH digital]

Agora que você já sabe onde fica o código de segurança da CNH, que tal saber um pouco mais sobre a Carteira Digital de Trânsito ou CNH Digital?

A Carteira Digital de Trânsito é o aplicativo oficial que guarda, em seu smartphone, a carteira de motorista e os documentos dos veículos que estejam no nome do condutor.

Com ele, é possível ter acesso aos documentos pelo celular, de forma segura e prática, com a mesma validade dos documentos impressos, podendo substitui-los no dia a dia.

Além disso, o app permite compartilhar o documento digital do veículo com as outras pessoas que o utilizam.

VEJA TAMBÉM: O que acontece se não pagar o IPVA? Saiba as consequências!

Como emitir a Carteira Digital de Trânsito [CNH digital]

É possível emitir a CNH digital de forma gratuita. Para isso, basta o ter uma CNH válida com QR code.

Caso a sua CNH ainda não tenha esse código, é possível solicitar a emissão de uma segunda via do documento ou ainda antecipar a renovação da sua CNH atual.

Para ter acesso ao documento digital, é necessário fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOS.

Carteira Digital de Trânsito

Tenha o acesso digital da sua CNH!

Tenha o acesso digital da sua CNH!

URL verificada

Após instalar o aplicativo, basta fazer o login através do Login Único do Gov BR, e seguir os passos abaixo:

  • Abra o app e aponte a sua câmera para o QR Code que fica na parte de trás de sua carteira de motorista;
  • Em seguida, quando for solicitado, tire uma uma foto sua dentro do aplicativo, para que o app compare a imagem com a foto do banco de dados do Detran e confirme sua identidade;
  • Por fim, confirme o CEP cadastrado no DETRAN do estado onde sua CNH foi feita.

Se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo vai gerar a sua CNH Digital e ela já poderá ser utilizada.

No entanto, em caso de erro ao gerar a CNH digital, procure o Detran onde sua carteira foi feita para conferir a situação.

Em alguns casos o problema é resolvido com a atualização de dados como número de celular, e-mail e CEP.

Por isso, é fundamental manter sua CNH atualizada, assim como os dados cadastrais.

Gostou desse conteúdo? Então, confira também:



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.