Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Quando é o Dia da Mulher em 2024? Confira quantos dias faltam!

Saiba quando é o dia da mulher e o que fazer nessa data tão importante!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 07 de Fevereiro de 2024

Você sabe quando é o dia da mulher em 2024? Essa data tão significativa é comemorada no mundo inteiro.

Com a data, é possível relembrar a luta feminina para conseguir direitos, como o de votar e trabalhar.

Por isso, para saber quando é o dia da mulher em 2024, para que você possa surpreender as mulheres presentes na sua vida, além de mais detalhes, confira este conteúdo.

Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Dia do Homem: quando é? Entenda o significado!

Quando é o Dia da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março no calendário brasileiro.

Apesar dessa data ser a mais conhecida e comemorada, no Brasil há, também, o Dia Nacional da Mulher, que é celebrado no dia 30 de abril de cada ano.

Segundo a Lei nº 6.791, de 9 de junho de 1980, a data nacional foi criada para estimular a integração da mulher no processo de desenvolvimento. 

Além disso, a data escolhida para homenagear a mulher brasileira foi escolhida por ser o dia em que nasceu Jerônima Mesquita, enfermeira e uma das pioneiras na luta pelo direito ao voto feminino.

Como foi escolhida a data do Dia Internacional da Mulher?

Agora que já sabemos quando é o dia da mulher, é importante saber como a data foi escolhida.

A ideia de realizar um dia para homenagear a luta de igualdade e direitos surgiu por volta de 1910, época marcada por manifestações em busca de condições melhores de vida e trabalho para as mulheres.

Nesse período, fora a carga horária abusiva e um salário baixo (as mulheres recebiam menos que os homens que realizavam as mesmas tarefas), ocorreram diversos acidentes no trabalho. 

O mais conhecido e que é muito associado ao Dia da Mulher é o incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, em 1911. 

A maior parte das funcionárias do local eram jovens mulheres imigrantes.

Porém, apesar deste acidente estar constantemente relacionado com a criação da data, não foi a origem exata da escolha por 8 de março, já que o incêndio ocorreu no dia 25 do mesmo mês.

Segundo historiadores, o dia está ligado ao início da Revolução Russa de 1917. Isso porque houve uma greve espontânea de trabalhadoras russas do setor de tecelagem na data, contando com mais de 90 mil mulheres.

No entanto, foi somente em 1975 que a Organização das Nações Unidas (ONU) designou 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

VEJA TAMBÉM: Quem é a Mulher Mais Rica do Brasil? Veja a lista completa! 

Quais são os principais objetivos do Dia da Mulher?

Essa é uma data de reflexão por toda a luta histórica pelos direitos à vida, voto, trabalho, escolha e diversos direitos conquistados ao longo dos anos.

Além disso, é um dia para observar as conquistas que mulheres inspiradoras fizeram na história, em áreas como Ciência, Política, Artes e tantas outras.

Mas além de olhar para o passado, é um olhar para o futuro e tudo que ainda precisa ser melhorado, como o alto índice de violência contra as mulheres, assédios e igualdade de oportunidades.

Por isso, saber quando é o dia da mulher tem muita importância no seu calendário, pois você pode homenageá-las e, se for o caso, também homenagear-se.

Quantos dias faltam para o Dia da Mulher?

Se você quer saber quando é o Dia da Mulher para promover comemorações, saber quantos dias faltam pode ser excelente para entender quantos dias você tem para este planejamento.

Para isso, utilizar uma Calculadora de Quantos Dias Faltam pode ser primordial, como esta:

VEJA TAMBÉM: Páscoa 2023: Saiba quando é e o significado da data | Dia das Mães 2023 – Saiba como economizar no presente

Como o dia Internacional da Mulher é comemorado?

A data pode ser comemorada de diversas maneiras. É comum realizarem eventos com palestras e rodas de debates em escolas e ambientes de trabalho, relacionadas ao tema da data. 

Por exemplo, convidando palestrantes com conhecimento de empreendedorismo feminino para incentivar mulheres que desejam abrir seu próprio negócio e dar dicas de como superar as barreiras iniciais.

 Outro modo de celebrar a data é apoiando ONGs ou projetos sociais que ajudam outras mulheres em diversos âmbitos, como vítimas de violência doméstica ou mulheres com câncer de mama.

Mas no geral, uma das melhores formas de celebrar é valorizando as mulheres nas nossas vidas, como mães, irmãs, amigas e colegas de trabalho no dia a dia, independente da data. 

Muitos costumam entregar uma rosa como símbolo. 

VEJA TAMBÉM: Os 25 melhores aplicativos para mulheres: Conheça agora mesmo e baixe Grátis!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.