Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Quando é o Dia do Homem? Entenda o significado da data!

Saiba quando e como é celebrado o Dia Internacional do Homem no Brasil e em outros países. Confira!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 24 de Abril de 2024

Nem todos sabem qual é o dia do homem, muito menos o motivo pelo qual se comemora este dia.

O objetivo principal desta data comemorativa é conscientizar sobre os cuidados masculinos com a saúde e celebrar todos os homens que fazem parte das nossas vidas.

Quer entender mais sobre a celebração dessa ocasião? Continue a leitura! 

VEJA TAMBÉM: Presente de Dia dos Namorados para homem

Quando é comemorado o Dia do Homem?

A data da comemoração do Dia do Homem no Brasil é 15 de julho. Ela começou depois de uma proposta da Ordem Nacional dos Escritores (ONE), em 1992.

Contudo, em diversos países, o Dia do Homem é comemorado no dia 19 de novembro, desde 1999 e está relacionado à campanha do Novembro Azul.

Foi o Dr. Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais, de Trinidad e Tobago que criou esta data em novembro.

O objetivo principal do dia internacional do homem é a conscientização com a saúde masculina, que muitas vezes é negligenciada.

Quais são os principais objetivos do Dia do Homem?

  • Promover papéis positivos de homens do nosso dia a dia;
  • Comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade;
  • Focar na qualidade de vida e bem-estar do homem, seja ele social, mental, emocional, físico e espiritual;
  • Destacar as expectativas sociais em homens e meninos; 
  • Criar um mundo mais seguro e melhor, onde as pessoas possam se sentir seguras e crescer para alcançar seu pleno potencial.

Como o dia internacional do homem é comemorado?

Um dos maiores objetivos do Dia do Homem é conscientizar sobre o bem-estar masculino, principalmente em relação à saúde. 

Afinal, muitos homem não tem tanto costume de marcar exames para verificar se está tudo certo com relação à saúde.

Entretanto, também é possível utilizar essa data para presentar os homens que fazem parte de nossa vida, como pais, avós, maridos, irmãos, tios e filhos.

Dia do homem e Novembro Azul

Além da data em novembro, o mês inteiro é dedicado à campanha de Novembro Azul. Ela foi criada para disseminar mais informações sobre prevenção de câncer de próstata e teve início no Brasil em 2011.

O foco na prevenção do câncer de próstata se dá pelo fato de que essa é a causa de cerca de 29% dos tumores malignos que acometem a população masculina. 

Porém, a única maneira de garantir a cura desse tipo de câncer é por meio do diagnóstico precoce.

Como organizar um evento para o Dia do Homem?

Em homenagem a dia do homem, realiza-se também alguns eventos, como: palestras, seminários, mesas de debate sobre temas relacionados, competições de vídeo e fotografia, dentre outros.

Além disso, no site criado pelos fundadores desse movimento, o ‘internationalmensday.com’, é dito que essa data encoraja homens a ensinar aos meninos sobre valores e responsabilidades.

Eles utilizam a frase “seja a mudança que você deseja ver” de Mahatma Gandhi para ressaltar que é através do exemplo que homem e mulheres conseguirão criar uma sociedade igualitária para todos. 

Na mesma plataforma, há algumas informações sobre como realizar eventos para conscientização. É preciso frisar que o conteúdo está em Inglês.

Porém, algumas dessas dicas são:

  • Encontre um grupo que possua interesse em ajudar na organização dos eventos. É possível entrar em contato com empresas, governo local, setores acadêmicos de faculdades ou serviços da comunidade;
  • Chame homens que sirvam de inspiração para outros, como membros de família ou realizam um trabalho importante para a comunidade, seja no local de trabalho, bairro ou cidade; 
  • Divulgue o evento para convidar mais pessoas a participar. Você pode compartilhar em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, ou na mídia local em jornais ou cartazes;
  • Crie atividades interessantes, como palestras, mesas de debates, dinâmicas e até mesmo jogos esportivos.


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.