Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Onde vender moedas antigas? Comece a lucrar agora mesmo!

Tem uma moeda antiga ou rara guardada em casa? Então, veja como você pode ganhar um bom dinheiro com elas.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 07 de Março de 2024

Fez a limpa em casa e encontrou aquele dinheiro do passado que não tem mais uso atualmente? Quer se livrar dele e conseguir uma renda extra? Então, é preciso saber onde vender moedas antigas.

Muita gente não sabe, mas é possível vender as relíquias de dinheiro do passado e conseguir lucrar um bom valor.

Mas, para isso, é preciso conhecer os locais especializados e entender de fato quais moedas podem ser vendidas e, também, como funciona e o que é considerado para a venda ser concretizada.

Neste artigo, vamos aprender onde vender as moedas antigas que estão paradas há anos em casa. Então, vamos nessa?

VEJA TAMBÉM: Qual é a moeda mais cara do mundo? Descubra quais são elas!

O que é considerado moeda antiga?

As moedas antigas são aquelas que já estiveram em circulação durante um determinado período, mas que, atualmente, não são mais encontradas facilmente.

Também pode se considerar moeda antiga aquelas que foram criadas pelos governos passados, mas em quantidades limitadas.

Isso acontece muito em eventos onde são produzidas edições de moedas especiais ou comemorativas.

Um exemplo foram as moedas das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Nessa ocasião, foi produzida uma edição comemorativa, e hoje uma dessas moedas pode chegar a valer R$ 20 mil, se for bifacial – ou seja, se tiver ilustrações nos dois lados.

As moedas antigas são muito encontradas em famílias que têm o costume de guardá-las como recordação, quando são parte de itens colecionáveis ou simplesmente quando alguém que não sabia onde estavam as achou sem querer.

Elas também podem ser encontradas perdidas nas ruas ou sendo exibidas em museus e centros culturais, mas sem estarem à venda neste caso.

VEJA TAMBÉM: Moedas novas: Descubra a história das moedas no Brasil

Dá para vender moedas antigas por uma boa quantia?

Depende. O preço das moedas é influenciado por vários fatores, como data, raridade, estado de conservação, quantidade de compradores interessados, entre outros.

A venda de moedas antigas pode, sim, ser uma boa escolha para para quem não tem interesse ou não vê vantagem em guardá-las. Ou seja, quem não é colecionador de moedas e só as encontrou por acaso.

Mas, nem sempre é fácil saber onde vender moedas antigas ou mesmo como conseguir um bom valor em por elas, pois em muitos casos há apenas trocas.

A sorte pode ser se encontrar um leilão ou comprador que esteja interessado especificamente em sua moeda para completar sua coleção.

Em 2014, em um leilão, teve um colecionador de moedas que conseguiu arrecadar US$ 500 mil por possuir uma moeda dos tempos imperiais.

Saiba onde vender moedas antigas

Para quem está em busca de repassar ou quer saber onde vender moedas antigas, há vários locais e maneiras. 

Contudo, antes de dar este passo, é importante realizar uma avaliação prévia sobre o valor da moeda.

Uma dica é enviar fotos e informações para algumas casas especializadas como a Brasil Moedas Leilões.

Assim que o resultado sair e você tiver mais detalhes sobre o valor da moeda, vá atrás de alternativas de como vender suas moedas antigas.

As melhores opções de quem compra moedas antigas são:

  • Lojas de numismática;
  • Leilões de moedas;
  • Comércio eletrônico, por exemplo: Bay, Amazon e Mercado Livre;
  • Casas de compra de moedas;
  • Encontros presenciais;
  • Anúncios especializados em numismática.

Anunciar as seus itens em sites de como eBay ou Mercado Livre poder ser vantajoso, pois você poderá encontrar um comprador de moedas antigas interessado em pagar um pouco mais pelas moedas.

Além disso, não precisará pagar taxas ou comissões a terceiros, pois toda transação acontecerá entre você e o comprador de moedas.

Outra opção é visitar a página de anúncios da Sociedade Numismática Brasileira para encontrar opções de avaliadores, vendedores e compradores de moedas antigas no Brasil.

Fique atento, no entanto, aos custos de frete e possíveis taxas administrativas do site, antes de fechar o negócio.

Principais compradores de moedas antigas

No tópico anterior, conhecemos os principais veículos onde é possível vender moedas antigas. Agora, conheceremos os principais contas de comprador de moedas antigas:

  • Casa do Colecionador: acesse o site ou entre em contato no número (41) 99927-7034;
  • Caravelas Coleções: acesse o site ou entre em contato no número (19) 97129-2030; ou
  • Mercado Negro de Antiguidades: acesse o site ou entre em contato no número (51) 99314-2007.

Essa é a lista de compradores de moedas antigas, excelente para que deseja um contato de confiança para negociar.

Também é possível fazer parte de grupos de Facebook de negociadores:

Nesses grupos, também é possível encontrar um comprador de moedas antigas, mas, nesse caso, é preciso ter muito cuidado para não cair em golpes.

Dicas para vender moedas antigas

Quando se tratam de moedas antigas, há diversos fatores que podem afetar o seu preço. Entre eles estão a história da moeda, a autenticidade e o estado de conservação.

Isso porque, os compradores de moedas antigas levam vários aspectos em consideração ao precificar um bem como esse.

Desse modo, na hora de vender as suas peças, é necessário dar ao comprador de moedas antigas o máximo de informações possíveis sobre o item.

Então, confira a seguir algumas dicas.

Pesquise sobre a história da moeda

O interesse por uma moeda antiga, muitas vezes, não vem do item em si. Em vez disso, ele pode estar ligado ao interesse do comprador por um evento ou período histórico.

Alguém apaixonado por esportes, por exemplo, pode se interessar por edições especiais de moedas para Olimpíadas, enquanto apaixonados por história do Brasil podem se interessar por moedas do período monárquico.

Assim, explicar em detalhes a origem e o contexto em que a moeda foi fabricada pode ser vantajoso na hora de conseguir um bom preço pelo seu produto.

Forneça o máximo de garantias que puder

Uma das preocupações de quem compra uma moeda antiga, especialmente se ela for mais rara e mais cara, é com a sua autenticidade.

Assim, se você deseja pedir um preço mais alto por uma moeda, o ideal é oferecer garantias ao seu comprador.

Para isso, você pode buscar a avaliação de especialistas, ou mesmo apresentar certificados de compra ou de autenticidade, caso os tenha.

Tire boas fotos

Ao vender um item pela internet, é essencial se preocupar com a qualidade de sua apresentação. Afinal, uma boa foto influenciará na percepção do valor da moeda.

Além disso, em vendas pela internet, as fotografias são o meio que o comprador terá para avaliar características como o estado de conservação e até mesmo se a oferta é confiável.

Por isso, procure tirar fotos com boa iluminação, fundo neutro e boa qualidade de imagem para colocar em seus anúncios online.

Faça uma pesquisa de preço

Antes de anunciar o seu produto, é necessário ter uma ideia de quanto realmente vale a sua moeda para que você consiga um preço justo por ela.

Para isso, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de preços. É possível começar com uma busca simples no seu navegador sobre itens semelhantes.

Após encontrá-los, observe os preços cobrados em sites e em grupos de entusiastas. Caso suspeite que a sua moeda seja valiosa, o ideal é procurar um especialista ou mesmo um avaliador profissional.

Dessa forma, você garantirá que não sairá perdendo em sua venda e ainda poderá negociar com o devido conhecimento sobre o assunto.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Como saber o valor de uma moeda antiga?

Qual a moeda mais valiosa do Brasil?

Como saber se minha moeda antiga tem valor?

Quantas moedas existem no mundo?

Quanto vale a moeda de 1 real de 50 anos?

Vale a pena vender moedas antigas?

Para quem está precisando ganhar dinheiro ou simplesmente não tem interesse em permanecer com elas, pode sim valer a pena saber onde vender moedas antigas.

Isso porque, seu benefício vendendo essas relíquias será maior que o de mantê-las em sua posse, apesar de serem moedas raras.

Portanto, se esse for o caso, é recomendado analisar as alternativas de lugares que compram moedas antigas para fazer um bom negócio.

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.