Como utilizar o Mobills: Guia PRÁTICO para você aproveitar o melhor gerenciador financeiro do Brasil

Neste artigo, trouxemos alguns pontos importantes que devem ser considerados e conceitos que devem ser dominados para que você use o Mobills da forma mais organizada possível. Saiba mais!

Artigo escrito por André Luis em 23 de Dezembro de 2020

Imagem de uma mão segurando um celular representando o tema como utilizar o Mobills

Como utilizar o Mobills: Guia PRÁTICO para você aproveitar o melhor gerenciador financeiro do Brasil

Banner Mobills

Com milhões de usuários no mundo todo e atuação majoritariamente brasileira, o Mobills é um Gerenciador Financeiro prático e intuitivo, além de ser referência no mercado.

Com uma gama de funcionalidades e conceitos financeiros, é muito comum que alguns usuários queiram entender melhor como começar a utilizar o aplicativo de controle financeiro mais bem avaliado do Brasil.

Sabendo disso, criamos esse artigo especialmente para você.

Neste artigo, trouxemos alguns pontos importantes que devem ser considerados e conceitos que devem ser dominados para que você use o Mobills da forma mais organizada possível.

Além disso, é útil para que você não se perca em seu controle financeiro dentro da plataforma. Conheça os quatro principais pontos nesse processo:

  1. Conceitos básicos;
  2. Primeiros cadastros;
  3. Registros de transações;
  4. Ferramentas para o controle financeiro.

Boa leitura!

Conceitos básicos

Como mencionamos anteriormente, é extremamente importante dominar determinados conceitos básicos da plataforma para que seu controle financeiro seja feito da forma mais descomplicada possível.

Os conceitos básicos são uma de nossas ferramentas usadas para o registro das suas transações, como Receitas, Despesas, Transferências e Categorias/Subcategorias.

Abaixo, selecionamos os conceitos básicos mais presentes em qualquer controle financeiro dentro do Mobills. Veja:

Despesas

Uma despesa está relacionada com os seus gastos do dia a dia, com combustível, passagem de ônibus, plano de saúde, alimentação, etc. Ou seja, é tudo aquilo que subtrai dinheiro da sua conta.

Receitas

Ao contrário das despesas, uma receita soma dinheiro na sua conta. Por exemplo, seu salário é uma receita, bem como o aluguel da casa que você aluga, o dinheiro da venda de seu carro, um prêmio em dinheiro, etc.

Transferências

Você realiza uma transferência no Mobills quando realiza uma transação entre duas contas cadastradas na plataforma. Como a transferência que você faz entre a Conta do Nubank e sua conta no Banco Pan.

Da mesma forma, um saque que você realiza deve ser registrado como uma transferência entre a sua conta do banco para a sua carteira.

Categorias e Subcategorias

As categorias são tudo aquilo que você usa para saber de onde seu dinheiro vem ou para onde ele vai. Logo, as categorias funcionam como características das suas receitas ou despesas.

Ao comprar uma pizza, por exemplo, pode ser usada a categoria “Alimentação” e a subcategoria “Jantar”, para ser mais específico(a).

Primeiros cadastros

Entender os conceitos básicos do Mobills é extremamente importante para um controle financeiro organizado desde o começo.

Portanto, é muito necessário entender como eles funcionam na prática e, para isso, é necessário realizar os primeiros cadastros para, só então, poder utilizá-los. Vamos nessa?

Registro das contas

Registro de contas no guia de utilização do Mobills

Apesar de estarmos acostumados a usar a palavra “contas” para nos referirmos às nossas dívidas, boletos e contas de energia e água, por exemplo, o conceito no Mobills não é o mesmo.

Na plataforma, este conceito está mais ligado às suas contas bancárias e a todo e qualquer lugar onde você possa guardar seu dinheiro.

Portanto, as contas no Mobills podem ser tanto suas contas bancárias, como poupança, corrente e/ou salário, quanto sua carteira ou até mesmo a gaveta de seu guarda-roupa.

Sabendo disso, nada mais justo do que começar pelo registro do local onde você realizará suas transações, não é mesmo?

Para realizar esse cadastro, preparamos um artigo completo em nossa Central de Ajuda.

Cartões de crédito

Ao registrar nossas contas, podemos perceber que estamos criando o cenário perfeito para começar a realizar o registros de transações financeiras e a dar seguimento no planejamento de gastos. Mas não para por aí, né?

Cartões de crédito no guia de utilização do Mobills

Agora é necessário criar seus cartões de crédito no Mobills para que consiga registrar suas despesas no cartão.

A importância desse registro se dá por uma simples questão: as despesas feitas no cartão de crédito funcionam diferente das despesas comuns.

Entendendo a necessidade de ter um controle total sobre seus cartões, o Mobills criou uma modalidade própria com esse intuito.

Com as despesas separadas por faturas, além de gráficos e outras ferramentas pensadas para esse controle, é cada vez mais fácil gerenciar seus gastos no cartão de crédito.

Por isso, é extremamente importante ter disciplina no registro correto dos seus cartões no Mobills.

Ao fazer isso, suas despesas no cartão serão registradas lá, em suas faturas, te dando um controle cada vez maior sobre seus cartões de crédito e, consequentemente, sobre seus gastos.

E olha só, também preparamos um artigo na nossa Central de Ajuda para te ensinar como realizar esse registro.

Categorias e subcategorias

Pois bem, temos praticamente todo o cenário para começar a registrar nossas transações no Mobills.

Entendemos a importância do registro das contas e dos cartões como locais onde vamos registrar nossas receitas, despesas e transferências.

No entanto, agora precisamos entender a importância das categorias e subcategorias para o registro dessas transações.

Categorias e subcategorias no guia de utilização do Mobills

Essas ferramentas são necessárias para que você tenha onde registrar seus gastos e receitas e comece a registrá-los de forma organizada, categorizando-os da melhor forma possível.

Com essa organização bem feita, poderá ter uma visão mais ampla de onde vem seu dinheiro e para onde vai.

Portanto, o registro dessas categorias e subcategorias é de extrema importância para essa organização e para um controle financeiro de sucesso no Mobills.

Já que entendemos os conceitos básicos e primeiros cadastros, que tal começarmos a entender quais as maneiras que temos para realizar o registro de nossas transações? Vamos lá?!

Registro de transações

As transações são basicamente suas Receitas, Despesas e transferências, e o que elas têm em comum são o fato de serem responsáveis pela movimentação de seu dinheiro dentro da plataforma.

Você recebe o dinheiro (Receita), gasta o dinheiro (Despesa) e/ou transfere o dinheiro (Transferência).

Portanto, podemos perceber que, apesar de tantas funcionalidades e tantos conceitos teóricos e técnicos, o seu controle financeiro no Mobills quase sempre irá girar em torno desses termos básicos.

Agora que já entende o que são essas transações, vamos às possibilidades de registros:

  • Registro manual: Esse é o registro mais básico do Mobills. Ele consiste em um registro “à mão”, onde você acessa a plataforma e preenche os dados da transação de forma manual, campo por campo.
  • Importação de SMS e notificações: Esse é um registro mais automatizado, onde você pode importar automaticamente a notificação ou o SMS da compra que realizou no débito ou no cartão de crédito.
  • Importação de planilhas e arquivos OFX: No Mobills é possível realizar a importação de planilhas e arquivos de bancos, os famosos OFX, sendo necessário seguir um modelo padrão para o êxito da importação.

Agora que já entende como tudo isso funciona, nada melhor do que começar a aprender um pouco mais de como o Mobills pode te ajudar a ter um controle e um planejamento financeiro eficaz, né?

Ferramentas para um bom controle financeiro

Além de seus conceitos e ferramentas mais básicas, o Mobills é famoso por ter algumas outras camadas mais avançadas e ferramentas mais completas para todo e qualquer tipo de controle financeiro dentro da plataforma.

Diante disso, lhe apresentamos algumas de nossas ferramentas mais importantes:

Gráficos e relatórios

Gráficos e relatórios no guia de utilização do Mobills

Os Gráficos e Relatórios do Mobills são tipos de visualizações para um controle financeiro mais exato e com maiores detalhes.

Além disso, são uma ótima alternativa para quem deseja visualizar evoluções em receitas em períodos específicos ou até mesmo entender onde pode começar a economizar mais.

Com essas visualizações, você tem uma visão mais clara, e inclusive mais prática sobre seus gastos e ganhos, podendo visualizá-las de várias maneiras, com gráficos de diferentes formas.

Planejamento financeiro

A ferramenta de Planejamento no Mobills se baseia em um orçamento, mensal ou personalizado, onde temos como base os gastos em algumas categorias específicas.

Planejamento financeiro no guia de utilização do Mobills

Essas categorias são determinadas por você no momento da criação do planejamento. Ao escolhê-las, você está informando ao Mobills que pretende gastar especificamente nelas durante o mês ou período escolhido.

Essa ferramenta é uma das mais importantes quando o assunto é gestão das finanças pessoais.

Seu uso regular é um fator fundamental para sua saúde financeira e um planejamento financeiro sólido com o Mobills.

Objetivos financeiros

A ferramenta Objetivos é muito utilizada para auxiliar os MBs (clientes do Mobills) a conseguirem o melhor desempenho possível em relação aos seus objetivos e metas financeiras.

Objetivos no guia de utilização do Mobills

Quando falamos de objetivos financeiros, estamos falando de algo que você quer conquistar financeiramente em um determinado período.

Por exemplo, comprar a casa própria, um carro ou até mesmo o sonho de uma viagem para a Europa, etc.

Portanto, essa ferramenta é ideal para quem tem metas financeiras e deseja um incentivo a mais da nossa plataforma, além de um acompanhamento ideal dessa meta.

Ao registrar um objetivo, você consegue acompanhá-lo de perto e, inclusive, ter informações sobre quanto terá que guardar em cada mês ou em certo período para conseguir o objetivo que deseja alcançar.

Conclusão

Neste artigo podemos perceber que, apesar de tantas camadas e tantas funcionalidades, o Mobills é mais simples e prático do que pensamos.

Ao utilizar nossa plataforma, percebemos que os registros são baseados em conceitos simples e em uma estratégia sólida para que nosso controle financeiro pessoal seja cada vez mais descomplicado e, por que não, divertido?

Diante disso, nos acompanhe nas redes sociais e, caso tenha qualquer dúvida ou dificuldade quanto ao uso e aos conceitos do Mobills, acesse nossa Central de Ajuda.

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

Gostou de entender como utilizar o Mobills?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:


Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


    8 comentários publicados nesse artigo
      23/02/2021 às 16:15

      Estou com uma duvida sobre como adicionar um perfil meu profissional e pessoal. Será que poderiam me ajudar?

        26/02/2021 às 14:37

        Olá, Rhyan! Tudo bem? O Mobills é uma plataforma de controle financeiro pessoal. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato conosco em: http://mobills.me/contatosuporte 💚

      13/01/2021 às 04:55

      Caso eu precise formatar o celular teria como salvar uma cópia e depois importa-la novamente para não se perder os lançamentos?

        13/01/2021 às 19:54

        Oi, Wagner. Tudo bem? Manda sua dúvida em nossa central de ajuda: http://mobills.me/contatosuporte. Nosso time de suporte está preparado para te atender! 💚

      06/01/2021 às 18:42

      O gerenciamento pode ser feito por mais de uma pessoa, por exemplo, eu e minha esposa mas cada um registrando despesas separadas em seu celular mas os dois sincronizados?

        06/01/2021 às 18:47

        Pode sim! Basta cada um acessar a conta por meio dos respectivos dispositivos. Se tiver mais dúvidas, é só entrar em contato com a nossa central de ajuda: http://mobills.me/contatosuporte

      27/12/2020 às 23:43

      Muito útil e interessante!

        28/12/2020 às 11:05

        Oi, Kátia! Tudo bem? Que bom que gostou das dicas. Agora, é hora de colocar em prática né?! =D

    🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

    Notifique-me de novos comentários via e-mail.

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


      Você também vai gostar...


      Escrito por André Luis

      Olá, me chamo André, estudo Comunicação Social na Unifanor Wyden e faço parte da equipe de Custommer Success no Mobills. Amo sair com os amigos, família e conversar sobre absolutamente tudo. Amo pesquisar as melhores formas de otimizar meu tempo para que eu possa aprender coisas novas nesses dias que passam tão rápidos. Geralmente, meus hobbies são todas e quaisquer atividades que demandam simplicidade (menos exercícios), como ver filmes e séries, estudar e, não podemos esquecer, comer.

      .