Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
semestral

O limite do cartão de crédito aumenta automaticamente? Entenda como funciona

Muitas pessoas não sabem, mas em algumas situações o limite do cartão de crédito aumenta automaticamente. Descubra mais sobre isso.

Artigo escrito por Claudia Borges em 16 de Agosto de 2022

O limite do cartão de crédito aumenta automaticamente? Essa é uma pergunta difícil de responder, já que cada banco faz a sua política, mas existem alguns pontos em comum.

Ter mais limite no cartão pode não ser uma tarefa fácil, então se for feito de maneira automática pode facilitar muito nossa vida, não é mesmo?

Continue nesse texto e entenda tudo o que você precisa sobre como o limite do cartão de crédito aumenta automaticamente.

Como o limite do cartão de crédito funciona?

Não existe passo a passo para a definição do seu limite, mas algumas táticas podem ser utilizadas. Para chegar ao valor disponibilizado, os bancos geralmente avaliam a sua renda pessoal, a sua capacidade de pagamento e o comprometimento da renda.

Além disso, também é analisado o comportamento financeiro nos últimos anos a partir do seu score nas plataformas de proteção ao crédito, SERASA ou Boa Vista.

Em suma, os bancos costumam comparar o que entra e o que sai da sua conta para definir um limite que você seja capaz de pagar sem riscos de inadimplência.

Como aumentar o limite do cartão de crédito?

Para aumentar o seu limite não existe receita mágica ou atalho. É preciso conquistar a confiança do seu banco. A partir do momento em que ele entende que você está comprometido com suas contas, vai conceder mais crédito.

É por isso que em alguns casos o limite inicial é extremamente baixo, por ainda é preciso construir uma relação de confiança entre quem dá o crédito e quem paga por ele.

Sendo assim, é indicado pagar os seus boletos de forma integral e sem atraso, sobretudo as faturas do seu cartão de crédito. 

Outra forma interessante é movimentar a sua conta corrente, quanto mais dinheiro entrar nela, mais o banco entende que você é capaz de arcar com um limite maior.

Além disso, é preciso ter em mente que não adianta ultrapassar o limite esperando que ele aumente, essa tática é falha e costuma ter o efeito oposto.

Limite aumenta automaticamente?

Em algumas instituições, novas análises são feitas periodicamente, o que pode resultar em um aumento automático do seu limite, sem necessidade de realizar um pedido. Isso geralmente acontece quando você segue boas práticas financeiras durante algum tempo.

Além disso, alguns bancos disponibilizam a opção de “ajuste automático” para o limite de crédito oferecido.

Outras formas de aumentar o limite

Nós já citamos algumas boas práticas que podem aumentar o limite do seu cartão de crédito, mas como toda ajuda é bem vinda, listamos mais algumas.

Utilize o seu cartão

Deixar o seu cartão parado com medo de gastar não vai fazer com que o seu limite aumente.  A dica é usá-lo regularmente com sabedoria, sem acabar se afundando em dívidas. Isso aumenta a sua credibilidade e histórico de bom pagador.

Não atrase a fatura

Se você quer aumentar o seu limite, o mínimo a se fazer é conseguir arcar com o que você já tem e por isso, procure não atrasar a fatura. 

Mantenha o pagamento em dia e, se possível, adiante algumas parcelas. Dessa forma você mostra ao banco que está comprometido com sua vida financeira e pode lidar com um aumento de limite sem se endividar.

Atualize a sua renda

Do momento em que você pediu o cartão de crédito até hoje, a sua vida financeira pode ter mudado e o banco precisa saber disso. 

Por essa razão, é importante manter todos os seus dados atualizados, sobretudo a sua renda financeira. Se você teve um aumento de salário, por exemplo,  adicione a sua nova quantia mensal ao seu contrato.

Não parcele em muitas vezes

Comprometer grande parte do seu limite é outra prática que não costuma funcionar muito bem para quem deseja aumentá-lo. Prefira parcelar em até 3x ou 5x no máximo.

Se for fazer uma compra grande, de eletrodomésticos, por exemplo, se organize para pagar em menos tempo.

Mantenha o seu score alto

O score nas plataformas de proteção ao crédito são uma das fontes primárias de análise para a definição do seu limite e por isso, é indicado manter o seu acima de 600 no mínimo.

A pontuação vai de 0 a 1.000 e quanto mais próximo do topo estiver, melhor. Significa que o banco pode confiar em você.

  • até 300, alto risco de inadimplência;
  • de 300 a 700, risco médio de inadimplência;
  • acima de 700, baixo risco.

E por último, uma dica bônus, utilize todo seu limite mensalmente. Pode parecer estranho, mas quando se usa pouco do seu limite o banco entende que aquele valor é o suficiente.

Uma boa prática é usar todo limite, adiantar a fatura e usar todo limite novamente, claro, desde que não comprometa seu orçamento. Dessa maneira o banco irá perceber que o oferecido está menor que suas necessidades.



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.