O Pix Automático é uma função bastante útil durante a rotina dos brasileiros, principalmente aqueles que possuem compromissos que precisam ser pagos mensalmente.
Todavia, quando uma funcionalidade nova aparece, é comum que muitas dúvidas surjam em volta do assunto, ainda mais quando se trata de dinheiro.
Aqui você descobrirá o que é o Pix Automático e irá entender como ele funciona. Conheça mais detalhes a seguir.
VEJA TAMBÉM: Conheça os melhores bancos digitais para abrir conta
O Pix Automático é uma nova função que nos permite automatizar pagamentos via Pix em nossa conta bancária. Em termos comparativos, podemos dizer que é algo bastante semelhante ao serviço de débito automático, mas com algumas diferenças.
Para que tudo fique o mais compreensível possível, nós iremos detalhar aqui passo a passo como o Pix Automático funciona.
Para automatizar a transferência, o pagador deverá autorizar os pagamentos automáticos e definir alguns detalhes, como valor máximo e se essas operações utilizarão sua linha de crédito.
Feito isso, a empresa prestadora do produto ou serviço enviará a cobrança diretamente ao banco do pagador que utilizou o Pix Automático.
Isso fará com que o banco agende o pagamento e notifique o pagador sobre a transferência, que poderá ser consultada anteriormente por meio do aplicativo da conta.
De acordo com o Banco Central, o Pix Automático ficará disponível para todo Brasil a partir do dia 16 de junho de 2025. A adesão ao serviço deverá ser feita por meio do seu aplicativo de banco.
A possibilidade de programar transferências e pagamentos de forma automática permite que você perca prazos e, como consequência, evita o pagamento de juros.
Além disso, o Pix Automático tem potencial para ser uma excelente ferramenta para poupar o seu tempo, já que ela acaba com a necessidade de realizar as mesmas operações manuais todos os meses.