Banco digital ou tradicional: Conheça as 6 principais diferenças entre essas instituições!

Banco digital ou tradicional? Entenda como funcionam essas instituições e conheça os principais pontos que as diferenciam.

Artigo escrito por Larissa Brioso em 09 de Março de 2021

Pessoa jovem e idoso representando o tema banco digital ou tradicional

Banco digital ou tradicional? Com o surgimentos dos bancos digitais e suas inúmeras vantagens, tornou-se necessário entender as principais diferenças entre essas instituições. Saiba mais neste artigo!

As contas digitais já são realidade e, atualmente, se destacam a cada dia com as propostas que oferecem em relação às contas abertas em bancos tradicionais.

Por isso, muitas pessoas já aderiram à ideia de uma conta digital e somaram em sua “coleção” de contas. Entretanto, existem também aqueles que não abrem mão dos bancos tradicionais por contas digitais. 

O fato é que a nova proposta de contas digitais tende a crescer ainda mais, pois a facilidade e praticidade que elas oferecem têm ganhado o coração de seus clientes. 

Claro que, como falado, muita gente fica com o “pé atrás” para depositar todo o seu dinheiro em uma conta digital, optando pela credibilidade que o banco tradicional traz há muitos anos. 

Mas, não custa conhecer propostas que podem facilitar a sua vida financeira, não é mesmo?

Então, se você é esse tipo de pessoa que está com vontade de abrir uma conta digital mas ainda tem suas desconfianças, neste artigo irá conhecerá as diferenças entre esses dois tipos de contas bancárias, além de entender as vantagens de cada uma. 

Boa leitura!

As 6 principais diferenças entre contas digitais e tradicionais

1. Abertura da conta 

Essa é a diferença que mais chama atenção das pessoas que buscam abrir uma conta corrente, poupança ou salário.

Se você já tentou abrir uma conta bancária em um banco tradicional, certamente lembra das burocracias necessárias para finalmente conseguir. Por isso, uma das principais diferenças que existem entre esses dois tipos de contas começa, ainda, no início da jornada do cliente. 

É nesse sentido que os bancos digitais estão ganhando os corações de seus usuários. Pois, para abrir uma conta por lá, essas burocracias não existem. Além disso, a abertura pode ser feita de forma totalmente online, até mesmo a assinatura de contrato e a validação dos documentos.

Fora isso, em tempos de pandemia, esse mercado tem crescido ainda mais, visto que, todas as burocracias podem ser resolvidas sem que o cliente saia de casa.

Então, esse combo de novidades resultou em uma porcentagem de quase 20% dos brasileiros com contas digitais abertas atualmente. 

2. Tarifas de manutenção 

Diferente das contas em bancos tradicionais, as tarifas de manutenção cobradas em contas digitais são bem menores, oferecendo a mesma qualidade. Logo, essa é uma diferença que pesa diretamente no seu bolso.

Dentro do pacote de benefícios, os serviços oferecidos em contas digitais são basicamente os mesmos das contas bancárias abertas em bancos tradicionais.

Por exemplo: conta corrente (que geralmente não é cobrada pela abertura), cartão de crédito sem anuidade, transferências para o mesmo banco ou bancos diferentes com tarifas menores e atendimento rápido de forma online.

3. Serviços disponíveis 

Em geral, como citado acima, os serviços oferecidos pela conta aberta em um banco digital são os mesmos da conta aberta em bancos tradicionais. 

Contudo, por permitir que o cliente controle suas finanças na palma da sua mão, acaba se destacando em relação aos tradicionais. 

Assuma o controle de suas finanças de forma definitiva

4 Melhores aplicativos de finanças pessoais para 2021
Baixe gratuitamente o melhor aplicativo de controle financeiro pessoal do Brasil. ⭐⭐⭐⭐⭐

4. Atendimento 

Se você tem conta em um banco tradicional, provavelmente, já ficou muito tempo em alguma fila para tentar resolver um serviço simples. 

Nos bancos digitais o atendimento é muito diferente, por ser totalmente online, oferece uma praticidade muito maior, além de ser muito ágil.

A taxa de resolução das reclamações costuma ser alta, ou seja, além de não precisar sair do conforto da sua casa para resolver o seu problema, ainda receberá um atendimento efetivo e diferenciado. 

5. Educação sobre finanças

Ao perceber que seus clientes não davam a devida atenção à organização financeira, os bancos que possibilitam abertura de contas digitais têm oferecido alternativas para que as pessoas se eduquem sobre este mercado.

A maioria deles já tem um blog, por exemplo, que aborda assuntos relacionados ao mercado financeiro e ao planejamento das finanças. 

Além disso, os aplicativos dos bancos digitais são bem mais intuitivos, permitindo a movimentação da conta de um jeito muito mais simples.

Inclusive, alguns deles já até disponibilizam, dentro da plataforma, ferramentas que ajudam o usuário a controlar seu dinheiro, mostrando o que pode ser bom ou não para ele naquele momento. 

6. Agências físicas

Por ser uma conta digital e focar em serviços totalmente online, os bancos que disponibilizam esse serviço geralmente não possuem agência física. Sendo assim, esse é um ponto que faz falta para os clientes – algumas vezes, visto que o saque do dinheiro se torna um pouco mais difícil. 

Por conta disso, o saque é um dos poucos serviços que podem ser cobrados (quando cobrados) e, geralmente, devem ser feitos por meio do Caixa 24 Horas. 

Principais bancos digitais

Existem muitos bancos digitais oferecendo os serviços mencionados acima, se destacando e crescendo a cada dia.  Por exemplo, o Banco Inter, Nubank, Neon, C6 Bank, Next, Agibank, Banco Original, entre outros.

Dois bancos semelhantes que ultimamente obtiveram destaque são:

Banco Pan

O Banco Pan fornece uma boa variedade de produtos em sua plataforma, que permite um bom controle das finanças, porém, a abertura da conta não é a mais fácil em comparação à outros bancos.

Banco Pan

Abertura de conta
Tarifas de manutenção
Serviços disponíveis
Atendimento
Educação

Banco BMG

O Banco BMG proporciona uma maior aprovação nas solicitações de aberturas de contas. No entanto, o seu atendimento está aquém de outros bancos digitais.

Banco BMG

Abertura de conta
Tarifas de manutenção
Serviços disponíveis
Atendimento
Educação

É interessante dizer que, muitos deles, fazem parte e foram criados dentro de bancos tradicionais, que ao verem o mundo se tornando digital, sentiram a necessidade de se reinventar também. 

Banco digital ou tradicional: Qual o melhor?

A melhor escolha depende, na grande maioria das vezes, dos seus objetivos financeiros. No entanto, atualmente, os bancos digitais apresentam muitas vantagens frente aos tradicionais.

Sendo assim, vale a pena analisar as diferenças entre um banco digital ou tradicional e decidir qual a melhor opção para o seu momento atual.

Além disso, é importante também, não confundir os bancos digitais com os digitalizados. Afinal, mesmo que os bancos tradicionais ofereçam um aplicativo próprio e internet banking, isso não os torna digitais, mas sim, digitalizados. 

Então, é preciso entender que os digitais são apenas aqueles que concentram toda a jornada do cliente de forma online. 

E antes de abrir uma nova conta, continue praticando a organização das suas finanças com a Mobills, plataforma que te ajuda a atingir suas metas com mais facilidade. 

Até a próxima!


Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Larissa Brioso é estudante de Economia e Educadora Financeira na Mobills. Possui experiência na área de marketing, SEO e criação de conteúdo com ênfase em Educação Financeira.

  • Editora-chefe do blog Mobills;
  • Estudante de economia;
  • Criadora de lições para o app MobillsEdu.
.