Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Nova tarifa social oferece isenção da conta de luz para famílias elegíveis

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 07 de Julho de 2025 2 min de leitura

A partir de sábado, 5 de julho, entrou em vigor a nova tarifa social que dá isenção do pagamento da conta de luz à famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Parte de uma Medida Provisória (MP) publicada em maio, a mudança ainda precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para não perder a validade.

Segundo estimativas do Governo Federal, a isenção total ou parcial da conta de luz contemplará cerca de 60 milhões de pessoas. Assim, o custo é estimado em R$ 3,6 bilhões por ano.

VEJA TAMBÉM: Como consultar conta de luz atrasada?

Isenção da conta de luz: quem tem direito?

Antes da mudança, apenas indígenas e quilombolas tinham direito à isenção da conta de luz. Até então, famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico recebiam descontos de ate 65% na fatura.

Com as novas regras, o benefício estabelece isenção total para quem consome até 80 kWh por mês. Dessa forma, para consumo entre 80 e 120 kWH, mantém o desconto.

Assim, poderão ser isentos da conta de luz:

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e inscritas no CadÚnico;
  • Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), como idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência;
  • Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico;
  • Famílias residentes em áreas atendidas por sistemas isolados de geração (off-grid).

Fora isso, o Governo prevê uma nova faixa de desconto, direcionada à famílias com renda entre meio e um salário mínimo per capita.

Nesse caso, haverá uma redução proporcional sobre a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para consumo de até 120 kWh por mês. Ela representa cerca e 12% da conta de energia.


    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

    Últimas Notícias

    .