A partir desta terça-feira (27), o Banco Central disponibiliza uma solicitação automática de resgate de dinheiro esquecido nos bancos. Hoje, há R$ 9 bilhões ainda aptos a serem resgatados.
Com a mudança, agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Antes, era preciso seguir um procedimento manual para cada pedido de resgate dos valores
De acordo com o BC, “o propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor em seu nome”.
Portanto, todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais.
A nova ferramenta, que permite o resgate automático do dinheiro esquecido em bancos, é opcional. Para habilitar o serviço, basta acessar o Sistema Valores a Receber (SVR) com sua conta Gov.br.
Mas, a automatização estará disponível apenas para pessoas físicas que tiverem uma chave Pix com CPF cadastrado. Portanto, quem não tem, deve cadastrá-la primeiro em sua instituição financeira.
De acordo com o BC, o depósito será feito automaticamente via Pix pela instituição financeira na conta do cidadão. As instituições financeiras precisarão aderir à modalidade.
Entretanto, os bancos que não aderiram ao termo de devolução via PIX continuarão exigindo solicitação manual. Isso também se aplica a valores oriundos de contas conjuntas.
Vale lembrar que o cidadão não receberá aviso do Banco Central quando algum valor for devolvido. Portanto, o crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão.