A partir de 30 de maio, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vai começar a atender aposentados e pensionistas vítimas da fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Inicialmente, o INSS cogitava usar as agências da Caixa Econômica Federal para o atendimento presencial. Mas, os Correios estão presentes em cidades pequenas que não possuem agências.
Dessa maneira, o Governo Federal entendeu que os Correios precisam ajudar no ressarcimento de quem sofreu descontos ilegais do INSS. Para saber mais informações, continue lendo abaixo.
Desde o dia 14 de maio, aposentados e pensionistas podem informar através do Meu INSS e telefone do INSS se sofreram descontos ilegais de mensalidades associativas para o ressarcimento.
Contudo, há beneficiários sem familiaridade ou acesso à internet e linha telefônica. Por isso, o INSS buscou uma solução para o atendimento presencial em cidades sem agências da instituição.
Dessa maneira, a partir do dia 30, as vítimas da fraude no INSS serão atendidas nos Correios. Isso porque a empresa está mais presente no Brasil do que as agências bancárias.
Para isso, a Dataprev vai entregar um sistema eletrônico na próxima terça-feira (27), a ser usado pelos Correios, com informações dos aposentados.
Além disso, está em vigor um acordo de cooperação técnica entre os Correios e o INSS para facilitar a parte burocrática. A informação foi confirmada por diretores dos Correios e do INSS à CNN.
No dia 13 de maio, o INSS notificou todos os aposentados e pensionistas que tiveram descontos de mensalidade associativas em seus contracheques para quem indicassem os ilegais.
Se você recebeu a notificação, acesse o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no Meu INSS e veja se há algum desconto que não autorizou. Depois, informe, se for o caso.
Caso tenha dúvidas, entre em contato com o INSS. Mas, utilize apenas os canais oficiais, uma vez que criminosos estão aproveitando o momento para aplicar golpes em nome da Previdência.