Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Último dia para regularizar título de eleitor! Veja como fazer o procedimento

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 19 de Maio de 2025 3 min de leitura

Nesta segunda-feira (19), termina o prazo para regularizar o título de eleitor. Portanto, são as últimas horas para evitar o cancelamento do documento e burocracias complexas.

Sendo assim, se você não justificou a ausência nas urnas nos últimos três turnos eleitorais e nem pagou as multas, procure a Justiça Eleitoral para não perder seu título.

O cancelamento do título de eleitor gera, além de multas, diversas restrições. Por isso, continue lendo para saber como regularizar o documento e quais são as consequências se não o fizer.

Como consultar sua situação eleitoral

Se você não sabe se deve ou não regularizar seu título de eleitor, basta consultar sua situação eleitoral através do Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

  1. Na página inicial, clique em “Autoatendimento Eleitoral”;
  2. Depois, selecione “Título Eleitoral”;
  3. Por fim, clique em “Consultar situação eleitoral”.

Dessa maneira, se houver falta, o sistema vai indicar em quais eleições não houve justificativa. Fora isso, o eleitor também pode fazer a consulta pelo aplicativo e-Título e em cartórios eleitorais.

O serviço é gratuito e está disponível a todos. No entanto, o TSE orienta a consultar sua situação apenas nos canais oficiais da Justiça Eleitoral para evitar possíveis golpes.

Como regularizar o título de eleitor?

Enquanto o prazo para regularizar o título de eleitor ainda não se encerrou, o procedimento é simples! Basta pagar as multas referentes às ausências nas urnas, por meio de:

  • Autoatendimento Eleitoral (site do TSE);
  • Aplicativo e-Título;
  • Cartório eleitoral, com pagamento via boleto, Pix ou cartão.

Depois do pagamento, a quitação eleitoral será registrada automaticamente. Ou seja, seu título de eleitor estará regularizado e não corre mais o risco do cancelamento.

Além disso, se você não tem condições financeiras para pagar a multa, é possível solicitar a isenção ao juiz eleitoral. Nesse caso, basta apresentar justificativa.

No entanto, após o encerramento do prazo no dia 19 de maio, o processo é mais complexo e burocrático. Por isso, recomendamos que não deixe de regularizar seu título.

Caso contrário, além de pagar a multa, terá que pagar também a taxa de emissão de um novo título de eleitor e apresentar documentos adicionais. Entre eles, comprovante de endereço.

Fora isso, ainda terá que comparecer presencialmente a um cartório eleitoral.

O que acontece se o título for cancelado?

Sem um título de eleitor válido, o cidadão sofre várias restrições. Ele fica impedido, por exemplo, de tirar o passaporte e até assumir uma vaga ao ser aprovado em um concurso público.

Outras restrições se não regularizar seu título de eleitor, são:

  • Votar ou se candidatar a cargos públicos;
  • Emitir carteira de identidade;
  • Participar de concorrências públicas ou administrativas da União, estados, municípios, autarquias ou entidades similares;
  • Receber salários, proventos ou qualquer remuneração de cargo ou função pública, autárquica, paraestatal ou de empresas subvencionadas pelo Governo Federal;
  • Renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo Governo;
  • Qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou do Imposto de Renda, entre outros.

    Portanto, não deixe de regularizar o documento pelos canais oficiais da Justiça Eleitoral caso sua situação esteja irregular. Assim, pode evitar complicações.


    Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

    Analista de Conteúdo SEO, publicitária pela UNOESTE com MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS. Apaixonada em escrever, busco ensinar o universo das finanças através da escrita.

    • Analista de Conteúdo SEO
    • Bacharel em comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNOESTE
    • MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS

    Últimas Notícias

    .