Nesta segunda-feira (19), termina o prazo para regularizar o título de eleitor. Portanto, são as últimas horas para evitar o cancelamento do documento e burocracias complexas.
Sendo assim, se você não justificou a ausência nas urnas nos últimos três turnos eleitorais e nem pagou as multas, procure a Justiça Eleitoral para não perder seu título.
O cancelamento do título de eleitor gera, além de multas, diversas restrições. Por isso, continue lendo para saber como regularizar o documento e quais são as consequências se não o fizer.
Se você não sabe se deve ou não regularizar seu título de eleitor, basta consultar sua situação eleitoral através do Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):
- Na página inicial, clique em “Autoatendimento Eleitoral”;
- Depois, selecione “Título Eleitoral”;
- Por fim, clique em “Consultar situação eleitoral”.
Dessa maneira, se houver falta, o sistema vai indicar em quais eleições não houve justificativa. Fora isso, o eleitor também pode fazer a consulta pelo aplicativo e-Título e em cartórios eleitorais.
O serviço é gratuito e está disponível a todos. No entanto, o TSE orienta a consultar sua situação apenas nos canais oficiais da Justiça Eleitoral para evitar possíveis golpes.
Enquanto o prazo para regularizar o título de eleitor ainda não se encerrou, o procedimento é simples! Basta pagar as multas referentes às ausências nas urnas, por meio de:
Depois do pagamento, a quitação eleitoral será registrada automaticamente. Ou seja, seu título de eleitor estará regularizado e não corre mais o risco do cancelamento.
Além disso, se você não tem condições financeiras para pagar a multa, é possível solicitar a isenção ao juiz eleitoral. Nesse caso, basta apresentar justificativa.
No entanto, após o encerramento do prazo no dia 19 de maio, o processo é mais complexo e burocrático. Por isso, recomendamos que não deixe de regularizar seu título.
Caso contrário, além de pagar a multa, terá que pagar também a taxa de emissão de um novo título de eleitor e apresentar documentos adicionais. Entre eles, comprovante de endereço.
Fora isso, ainda terá que comparecer presencialmente a um cartório eleitoral.
Sem um título de eleitor válido, o cidadão sofre várias restrições. Ele fica impedido, por exemplo, de tirar o passaporte e até assumir uma vaga ao ser aprovado em um concurso público.
Outras restrições se não regularizar seu título de eleitor, são:
Portanto, não deixe de regularizar o documento pelos canais oficiais da Justiça Eleitoral caso sua situação esteja irregular. Assim, pode evitar complicações.