Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Seguro viagem passa a ser obrigatório para entrar na Argentina

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 15 de Maio de 2025 2 min de leitura

Nesta quarta-feira (14), o presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou novas diretrizes para os turistas. Entre elas, a obrigatoriedade de um seguro viagem para entrar na Argentina.

A nova medida, válida inclusive para turistas brasileiros, busca preservar a viabilidade do sistema público de saúde e reduzir os gastos elevados com o atendimento médico em estrangeiros.

Para entender melhor a nova regra e conhecer as demais, continue lendo a seguir!

Seguro Viagem torna-se obrigatório para viajar à Argentina

Após a criação de novas diretrizes voltadas ao controle migratório e à entrada de turistas na Argentina, o seguro viagem para a Argentina será obrigatório, inclusive para brasileiros.

Dessa maneira, os turistas deverão apresentar um seguro viagem válido no momento do ingresso em território argentino. A medida visa diminuir os gastos do Governo com atendimento médico.

Isso porque, apenas em 2024, os custos com esse tipo de atendimento ultrapassaram os 114 bilhões de pesos, de acordo com dados oficiais. Com um seguro viagem, o serviço cobriria os custos.

A mudança deve entrar em vigor nos próximos dias. Ela será implementada por meio de um decreto, publicado no Diário Oficial da União.

Outras mudanças para estrangeiros na Argentina

Além da exigência do seguro viagem para viajar à Argentina, o presidente Javier Milei também anunciou outras alterações para permanência e naturalização de estrangeiros. Entre elas:

  • Estrangeiros com condenações criminais, de qualquer natureza, não poderão entrar no país;
  • A residência permanente e a cidade argentina dependerão de comprovações financeiras mais rígidas. Por exemplo, investimento relevantes ou renda estável;
  • Imigrantes que cometerem crimes na Argentina serão deportados;
  • Residentes temporários, em trânsito ou sem situação irregular deverão arcar com os custos de serviços públicos de saúde e de educação superior.

Fora isso, as universidades públicas poderão cobrar mensalidades de estrangeiros sem residência permanente. Assim, afeta diretamente os turistas que vão ao país em busca de um curso superior.

No entanto, não houve mudança nos documentos de entrada na Argentina. Portanto, brasileiros ainda podem entrar no país com passaporte ou RG válidos.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.