Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Japão vai exigir autorização de viagem para turistas estrangeiros

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 05 de Maio de 2025 3 min de leitura

Desde 2023, brasileiros são isentos de visto para viajar ao Japão. Mas, para aumentar a segurança sem dificultar o turismo, turistas estrangeiros terão que apresentar uma autorização de viagem para entrar no Japão.

O novo sistema digital para autorização da entrada de turistas será implementado a partir de 2028. Contudo, os testes do Japan Electronic Travel Authorization (Japan eTA) começam ainda este ano.

VEJA TAMBÉM: 6 passos para tirar o passaporte pela primeira vez ou renovar

Japan eTA: Autorização de viagem para o Japão

O governo japonês anunciou que, a partir deste ano, começarão os testes para implementar o Japan eTA, novo sistema de segurança para autorização de viagem ao Japão.

A mudança entrará em vigor oficialmente em 2028. Após a implementação, os visitantes deverão preencher um formulário eletrônico com informações pessoas e de viagem.

Por enquanto, o valor da emissão não foi divulgado. Mas, já é de conhecimento que a autorização terá validade limitada e será obrigatória mesmo para quem viaja por curtos períodos a turismo.

A decisão de adotar esse sistema acontece em meio ao aumento de fluxo de viajantes internacionais, impulsionado pela reabertura das fronteiras após a pandemia e isenção de visto para brasileiros.

Além disso, o Japão quer reforçar a segurança nas fronteiras de modo que não comprometa a experiência de nenhum turista. Por isso, o objetivo é tornar o processo simples e rápida.

Dessa maneira, os passageiros conseguirão fazer todo o procedimento da autorização de viagem ao Japão online, antes mesmo de sair de seus países de origem e sem sair da sua residência.

Outras mudanças para entrar no Japão

Além da exigência de uma autorização de viagem, o Japão também planeja modernizar os controles de imigração em aeroportos e portos marítmos.

Para isso, o país conta com um projeto que inclui a instalação de sistemas de reconhecimento facial ainda mais eficientes. Assim, deve agilizar o fluxo de entrada de viajantes e ter uma maior fiscalização.

Outra mudança prevista é a atualização do aplicativo Visit Japan Web. Por meio dele, é possível centralizar documentos e as declarações necessárias para entrar no Japão.

De acordo com o governo japonês, o app será adaptado para integrar o novo Japan eTA. Dessa forma, vai facilitar o preenchimento e o envio de informações pelos turistas.

Com todas essas alterações, o Japão se prepara para receber um volume cada vez maior de turistas nos próximos anos, sem deixar de lado a praticidade dos viajantes e a segurança.

Se você planeja conhecer a Terra do Sol Nascente, peça um cartão que acumula milhas para economizar dinheiro. Afinal, você poderá resgatar passagens aéreas, hospedagens e muito mais!

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.