Nesta quarta-feira (30), cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências receberão o pagamento do lote de restituição do Imposto de Renda.
A Receita Federal pagará o lote da malha fina de abril e também as restituições residuais de anos anteriores. Ao total, R$ 339,63 milhões serão repassados aos colaboradores.
Pagamento da restituição do Imposto de Renda
A Receita Federal já começou os pagamentos da restituição do Imposto de Renda da malha fina de abril para 279.500 contribuintes. A lista de prioridades seguirá a ordem abaixo:
Os demais 31.813 contribuintes não informaram a chave Pix para o pagamento e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.
O depósito será na conta ou chave Pix do tipo CPF informado na declaração.
Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como por conta desativada, os valores do reembolso ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Caso o contribuinte não faça o resgate em até um ano, ele deverá requerer o valor no portal e-CAC. Na plataforma, selecione o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
A consulta à malha fina do IRPF está aberta desde o dia 23 de abril. Portanto, para consultar se tem direito ao pagamento da restituição do Imposto de Renda, siga o passo a passo:
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Selecione o botão “Consultar Minha Restituição”;
- Informe o seu CPF e a data de nascimento;
- Em seguida, clique em “Sou humano”;
- Por fim, selecione o botão “Consultar”.
Além disso, também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal seguindo as mesmas orientações. Portanto, pode analisar qual a melhor maneira de verificar.
Se você caiu na malha fina em 2024 e regularizou suas pendências, mas não encontra seu nome na lista, entre no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).