Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Receita Federal paga lote de restituição da malha fina do Imposto de Renda

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 30 de Abril de 2025 3 min de leitura

Nesta quarta-feira (30), cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências receberão o pagamento do lote de restituição do Imposto de Renda.

A Receita Federal pagará o lote da malha fina de abril e também as restituições residuais de anos anteriores. Ao total, R$ 339,63 milhões serão repassados aos colaboradores.

Pagamento da restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal já começou os pagamentos da restituição do Imposto de Renda da malha fina de abril para 279.500 contribuintes. A lista de prioridades seguirá a ordem abaixo:

  • 204.798 contribuintes informaram a chave Pix do tipo CPF da declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida;
  • 25.283 contribuintes têm entre 60 e 79 anos de idade;
  • 9.502 contribuintes têm o magistério como maior fonte de renda;
  • 4.284 contribuintes são idosos acima de 80 anos;
  • 3.820 contribuintes têm alguma deficiência mental ou moléstia grave.

Os demais 31.813 contribuintes não informaram a chave Pix para o pagamento e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

O depósito será na conta ou chave Pix do tipo CPF informado na declaração.

Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como por conta desativada, os valores do reembolso ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso o contribuinte não faça o resgate em até um ano, ele deverá requerer o valor no portal e-CAC. Na plataforma, selecione o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Como consultar a malha fina do IRPF?

A consulta à malha fina do IRPF está aberta desde o dia 23 de abril. Portanto, para consultar se tem direito ao pagamento da restituição do Imposto de Renda, siga o passo a passo:

  1. Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  2. Selecione o botão “Consultar Minha Restituição”;
  3. Informe o seu CPF e a data de nascimento;
  4. Em seguida, clique em “Sou humano”;
  5. Por fim, selecione o botão “Consultar”.

Além disso, também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal seguindo as mesmas orientações. Portanto, pode analisar qual a melhor maneira de verificar.

Se você caiu na malha fina em 2024 e regularizou suas pendências, mas não encontra seu nome na lista, entre no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.