O que é Wi-Fi – Descubra como ele funciona!
Você já conhece o que é Wi-Fi e sabe como funciona? Entenda agora o conceito, quando surgiu e veja os detalhes desta tecnologia.
As novas tecnologias vieram para auxiliar e melhorar o cotidiano de praticamente todos os cidadãos, sejam eles adeptos ou não. Mas, será que você sabe o que é Wi-Fi?
A rede Wi-Fi está presente na casa de quase toda população e em diversos comércios.
Esta rede colabora e permite que vários dispositivos se conectem ao mesmo tempo à internet banda larga e possam navegar de forma rápida e flexível, captando diversas pessoas, de acordo com o raio e distância permitida.
Acontece que poucos sabem como surgiu e como funciona este dispositivo.
Veja a seguir algumas curiosidades e fique por dentro!
O que é Wi-Fi?
Se você também sempre usou, mas nunca parou para procurar ou soube o que é Wi-Fi, separamos aqui um conceito resumido.
O Wi-Fi pode ser definido como uma tecnologia de rede sem fio que permite que vários dispositivos se conectem à internet de fibra óptica de forma simultânea.
Esses dispositivos podem ser:
- Computadores (laptops e desktops);
- Dispositivos móveis (smartphones e dispositivos vestíveis);
- Outros equipamentos, como impressoras e câmeras de vídeo.
Ou seja, ele permite que esses e outros dispositivos troquem informações entre si, dessa forma, criando uma rede e estabelecendo conectividade.
Essa conectividade, geralmente,acontece através de um roteador sem fio e é através deste roteador que você está se conectando ao Wi-Fi e consegue acessar à internet.
A capacidade do roteador pode variar de acordo com a marca e potência, captando mais dispositivos e em um raio mais abrangente.
A tecnologia do Wi-Fi é a IEEE 802.11, que permite interrogar dispositivos sem precisar de nenhum cabo ou conexão direta. Mas, sim, por meio de uma rede.
Quando surgiu o Wi-Fi?
A história da rede sem fio começa em 1971, quando a Universidade do Havaí pois em prática um sistema chamado ALOHAnet, que transmitia, sem fio, pequenos pacotes de dados entre computadores da instituição.
Mas, é a partir da década de 90 que o Wi-Fi e a internet sem fio começam a surgir de fato. Anteriormente era usado a internet discada.
Os primeiros testes do IEEE aconteceram em 1997, transmitindo no máximo 1 Mbps.
Já o nome Wi-Fi vem do selo chamado Wireless Fidelity, surgindo após a criação de um consórcio entre empresas. O nome era usado para representar um equipamento compatível com a rede sem fio
No Brasil, o Wi-Fi surgiu em 2008.
Como funciona o Wi-Fi na prática?
Para entender melhor, de forma técnica, o padrão IEEE define os protocolos que permitem uma comunicação com os dispositivos sem fios que são habilitados por Wi-Fi.
Isso inclui os roteadores e access points sem fio.
Os access points permitem que os dispositivos sem fio se conectem a uma rede sem fio e facilitam o acesso online a novos dispositivos, oferecendo uma experiência flexível.
Um access point sem fio atua na rede de forma parecida com o que um amplificador faz no aparelho de som doméstico.
Vale destacar que cada padrão de Wi-Fi é uma emenda ratificada ao longo do tempo, que opera em frequências diversas.
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.
