Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é internet discada? Veja se ainda existe esta forma de conexão!

Descubra se ainda existe a internet discada e como ela funciona!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 09 de Julho de 2023

A nova tecnologia de internet banda larga revolucionou o mercado e deu mais agilidade para a conexão de qualquer servidor. 

Por isso, ao perguntar o que é internet discada poucos sabem explicar o que era e como funcionava.

Você lembra como era antes da banda larga e de que maneira as pessoas se conectavam à internet?

Essa nostalgia certamente vai pegar somente para quem nasceu antes dos anos 2000 e conheceu o famoso barulhinho do discador tentando se conectar à internet discada. Você lembra?

Para te explicar melhor como funcionava antigamente, preparamos este artigo. Afinal, o que é internet discada?

Veja a seguir!

O que é internet discada?

Dificilmente você vai encontrar alguém que ainda use a internet discada, pelo simples fato da evolução das redes ter sido tão grande que já não se aplica mais este método.

A internet discada era como as pessoas começaram a ter acesso à internet.

Em meados dos anos de 1990 foi assim que ela surgiu e foi levada às residências. Para conseguir estabelecer a conexão, o usuário precisava ter uma linha telefônica.

Se você não se recorda, é só lembrar do barulhinho. Lembrou?

Afinal, enquanto a internet discada estava conectada, a linha ficava ocupada e o telefone não podia ser utilizado. 

Para travar qualquer ligação, era possível ouvir um barulho estranho, de chiado, se colocasse o aparelho perto do ouvido.

Como funcionava a internet discada?

Se você quer entender melhor como funcionava esse tipo de conexão, saiba que era algo bem simples, porém burocrático, trabalhoso e nem um pouco rápido.

A linha telefônica era diretamente ligada ao computador. Isso era feito por meio da contratação de um provedor de internet, que fazia essa ligação entre ambos.

Era basicamente semelhante aos planos de internet banda larga atuais, porém possibilitada a ter o provedor que fazia a conexão, somente.

Tendo isso em mãos, você recebe um e-mail e senha para se cadastrar e poder realizar a conexão à internet e as tentativas, por meio de discagem.

Dependendo da demanda, do horário e das instabilidade, era possível que as tentativas de conexão demoraram horas para serem feitas, pois era preciso discar e esperar a resposta do servidor para a conectividade.

Velocidade baixa

Uma das desvantagens e ponto negativo desta época e procedimento de conexão era a velocidade baixa.

Se for comparar com a atual internet banda larga que usa fibra óptica, a velocidade era baixíssima e não chega nem perto do que pode ser feito atualmente em questão de instantaneidade e imediatismo, enquanto antigamente era capaz de perder uma madrugada só tentando conectar.

A internet discada ainda existe?

Por incrível que pareça, a internet discada ainda existe. No entanto, ela não é mais comercializada.

Portanto, ela funciona apenas para quem ainda tem o serviço contratado em casa, não mais sendo possível escolher um plano de internet discada com uma empresa ou operadora.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.