A partir de hoje (14), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afetados pelos descontos ilegais, já podem solicitar a devolução dos valores desviados.
O serviço de solicitação do reembolso já está disponível através do aplicativo Meu INSS. Assim, o segurado consegue pedir o ressarcimento de maneira rápida e facilitada.
A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do INSS já conseguem requerer a devolução dos descontos ilegais ocorridos entre março de 2020 e março de 2025.
Para fazer isso, basta acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no Meu INSS. Depois, o segurado deve informar se ele autorizou o desconto ou não.
Caso o segurado afirme que o desconto não foi autorizado, a associação terá até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a não participação da fraude no INSS.
Se isso não acontecer, receberá o prazo de 15 dias para enviar o valor ao INSS. Em seguida, o órgão vai repassar para o beneficiário, a fim de evitar novas fraudes e comprometimento de dados.
Além disso, caso o aposentado ou pensionista tenha dificuldades ou não tenha acesso à internet, ele pode solicitar a devolução dos descontos ilegais por meio do telefone do INSS.
De acordo com o INSS, cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados neste terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações para indicarem os ilegais.
Assim, caso o segurado constate descontos que ele não autorizou, pode pedir o ressarcimento pelo Meu INSS. Mas, pelo alto volume de acessos, podem acontecer instabilidades no aplicativo.
Se entrarem em contato com você oferecendo uma solução mais rápida em meio à uma instabilidade, saiba que é golpe. O INSS não entrará em contato, seja por e-mail, ligação ou mensagem.
Portanto, fique atento a criminosos que se passam por servidores da Previdência Social.