Nesta terça-feira (2), a Receita Federal informou que concluiu com antecedência o pagamento das restituições do Imposto de Renda 2025, referente ao 5° lote da restituição.
A antecipação inclui as declarações entregues dentro do prazo e sem inconsistências. O adiantamento é de quase um mês em relação à data definida para o último lote, dia 30 de setembro.
De acordo com a Receita, a eficiência no processamento das declarações deste ano permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem seu dinheiro de volta até o lote de agosto.
Até agora, foram pagos R$ 36.690.346.875 em restituições em um total de 22.679.085. Portanto, se sua restituição ainda não foi liberada, veja como consultar a situação da sua declaração!
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Então, siga o passo a passo abaixo para conferir a situação da sua declaração do IRPF e entender o que pode ter acontecido:
- Acesse a página da Receita Federal;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, selecione a opção “Consultar a Restituição”;
- Informe o CPF e a data de nascimento;
- Habilite o botão “Sou humano”;
- Por fim, clique em “Consultar”.
Dessa maneira, se encontrar alguma pendência, pode preparar uma declaração retificadora para corrigir as informações que estavam erradas ou incompletas, a fim de evitar a malha fina.
Ainda não recebi o Imposto de Renda, e agora?
Se um contribuinte tinha a restituição do Imposto de Renda prevista e não a recebeu, isso pode indicar, por exemplo, um erro na conta informada para depósito do pagamento.
Neste caso, o Fisco oferece o serviço de reagendamento, disponibilizado pelo Banco do Brasil. Assim, é possível corrigir os dados bancários para uma nova tentativa de receber seu dinheiro.
Para isso, basta acessar o Portal BB ou ligar para o telefone do Banco do Brasil. Em seguida, informe o valor da restituição e o número do recibo da declaração e aguarde o novo crédito.
Caso o contribuinte não resgate o valor da sua restituição em até 1 ano, a requisição deverá ser feita pelo Portal e-CAC. Portanto, fique atento aos prazos!