Às 10h desta quarta-feira (23), a Receita Federal liberou a consulta ao lote de abril da malha fina do Imposto de Renda 2024, que também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Dessa maneira, cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram as pendências, podem verificar se receberão a restituição do IRPF.
Como consultar a malha fina do Imposto de Renda?
Para consultar o lote da malha fina do Imposto de Renda 2024, basta acessar a página da Receita Federal. Em seguida, o contribuinte deve seguir o passo a passo abaixo:
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Selecione o botão “Consultar Minha Restituição”;
- Informe o seu CPF e a data de nascimento;
- Em seguida, clique em “Sou humano”;
- Por fim, selecione o botão “Consultar”.
Além disso, também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal seguindo as mesmas orientações. Portanto, pode analisar qual a melhor maneira de verificar.
Se você caiu na malha fina em 2024 e regularizou suas pendências, mas não encontra seu nome na lista, entre no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
Caso encontre uma pendência, envie uma declaração retificadora e espere os próximos lotes da malha fina para receber seu reembolso.
Para quem caiu na malha fina em 2024, o pagamento da restituição do Imposto de Renda será feito no dia 30 de abril. O depósito será na conta ou chave Pix do tipo CPF informado na declaração.
Se a restituição não for depositava na conta informada na declaração, como por conta desativa, os valores do reembolso ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Caso o contribuinte não faça o resgate em até um ano, ele deverá requerer o valor no portal e-CAC. Na plataforma, selecione o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos
Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga!
INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades
Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627
Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola