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Programas de fidelidade têm adesão de 45% da população brasileira com acesso à internet

O cashback é um dos benefícios mais procurados atualmente nos programas de fidelidade. Saiba mais!

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 19 de Setembro de 2022

Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), acaba de lançar novos dados sobre hábitos de usuários de programas de fidelidade e concluiu que são hoje o número de adesão supera em mais de 68 milhões de pessoas.

A pesquisa realizada em parceria com o Instituto Locomotiva, encomendada na ocasião pelo presidente da associação, Emerson Moreira, mostra que a penetração desse mercado no Brasil já é de 45%.

O estudo leva em considerando a população brasileira com acesso à internet, que chega a 152 milhões, segundo dados da TIC Domicílios 2021(CGI.BR/NIC.BR e CETIC.BR).

“Esse número demonstra um avanço significativo do setor que, há alguns anos, registrava uma estimativa média, de 20% a 30% de penetração, e, também, que existe um grande espaço para crescimento das empresas desse segmento”, explica Moreira.

Nesta pesquisa foram entrevistadas 1,2 mil pessoas, durante o mês de julho de 2022, em todas as regiões do país e nela foram identificadas os seguintes comportamentos.

  • As percepções dos usuários;
  • Os hábitos dos consumidores;
  • Os impactos dos programas em suas finanças;
  • As oportunidades encontradas no período.

Pesquisa revela que cashback é um dos mais utilizados entre os participantes

A pesquisa também revela que além da adesão cada vez mais frequente dos consumidores a programas de fidelidade, é possível perceber que os brasileiros estão aproveitando melhor as oportunidades e o cashback é um dos mais utilizados.

O percentual de pessoas que preferem e concentram suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade cresceu desde 2019, quando a ABEMF apresentou a última pesquisa. Na ocasião, 65% dos entrevistados disseram preferir esses estabelecimentos, agora a porcentagem ficou em 72%.

Outro dado que chama atenção é em relação a quantidade de programas de fidelidade que os entrevistados fazem parte. A pesquisa aponta que 56% dos participantes possuem dois ou mais programas de fidelidade.

Entre eles, 91% está satisfeito com as recompensas oferecidas nos programas que participa e 9 entre 10 deles já realizaram algum resgate nos últimos 6 meses, sendo os mais citados: cashback, representando 39%.

Outros produtos mencionados na pesquisa que agradam os participantes de programas de fidelidade são:

  • Produtos ou serviços para a empresa;
  • Negócio;
  • Atividade;
  • Diárias de aluguel de veículos;
  • Farmácia (descontos nos medicamentos).

Programas de fidelidade ajudam a economizar em cenário desfavorável de inflação

A pesquisa ainda revela que diante do cenário econômico atual, os participantes de programas de fidelidade buscam, além do cashback, economizar dinheiro nas compras com os parceiros.

Segundo a ABEMF, 60% dos entrevistados contam que estão usando mais os programas de fidelidade após o início da pandemia ou pretendem passar a usar com maior frequência.

Para 78%, os programas ajudam a economizar e 71% concordam que eles são parceiros importantes para enfrentar a atual crise econômica.

Quando os dados atuais são cruzados com a última pesquisa, esse número sobe 11 pontos percentuais, que era de 60%.

Os entrevistados ainda apontam que os programas de fidelidade possibilitaram resgates de produtos/serviços que não teriam condições de pagar para consumir durante a pandemia, subindo de 59% em 2019 para 66% hoje.

O que é a ABEMF?

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização foi fundada em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor.

A associação também responsável por representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade onze das maiores companhias do segmento no país:

  1. Azul;
  2. Dotz;
  3. Elo;
  4. Juntos Somos Mais;
  5. Latam;
  6. Livelo;
  7. Mastercard;
  8. Orbia;
  9. Smiles;
  10. Stix e
  11. Vertem.

Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

Conheça cinco opções de cartões de crédito com cashback

Além dos programas de fidelidade, existem cartões de crédito com cashback que oferecem parte do dinheiro de volta mensalmente. Veja quais são os cinco mais populares!

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Escrito por Fabiana Camilo Jornalista

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Jornalista;
  • Analista de SEO;
  • Especialista em crédito pessoal;
  • Especialista em planejamento de viagens.

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