O Pix por aproximação começou a funcionar no dia 28 de fevereiro de 2025 em diversos bancos e instituições financeiras – exceto para usuários de iPhone.
Isso acontece por limitações técnicas do iOS e regras do próprio Banco Central. Dessa maneira, apenas celulares com a carteira digital Google Pay oferecem a modalidade de pagamento.
Para entender melhor os motivos e descobrir quando o serviço ficará disponível no iPhone, basta continuar lendo o conteúdo a seguir. Boa leitura!
A Apple não permite que outros aplicativos usem o chip NFC do iPhone para fazer pagamentos sem passar por uma API específica. Isto é, é preciso ter um acordo comercial com a Apple.
E, mesmo com o acordo, a empresa cobra uma taxa por transação entre 0,12% e 0,17% para quem quiser usar o recurso. Mas, o Pix por criado para ser gratuito – para os bancos e para os usuários.
O Banco Central determina que o Pix deve ser sempre gratuito para pessoas físicas, e os bancos não querem pagar essa taxa. Por isso, a Apple não libera a função.
Além disso, de acordo com a instituição, “não há registro de pedido de autorização da Apple para atuar como IPT [Iniciador de Transações de Pagamento] até o momento”.
Ou seja, é preciso cumprir es exigência do BC para que a Apple possa oferecer a modalidade em sua carteira digital. Portanto, o Pix por aproximação ainda não funciona no iPhone.
Infelizmente, não há data prevista para que usuários de iPhone consigam utilizar o Pix por aproximação em seus pagamentos. Afinal, a Apple Pay, sua carteira digital, não atua como IPT.
Portanto, até agora, os consumidores podem incluir o Pix apenas na carteira digital no Google Pay. Ele é o único registrado no Banco Central com permissão para a funcionalidade.
De acordo com o Banco Central, o Google Pay é a única carteira digital com autorização para o Pix por aproximação, ou seja, a modalidade não está disponível no iPhone.
Portanto, apenas celulares Android estão habilitados. Mesmo assim, usuários de aparelho Android devem confirmar se a instituição em que tem conta já oferece a função.
Para ativar o Pix por aproximação, basta vincular a conta corrente na carteira, como é feito com cartões de crédito. Depois, autorize a transação e aproveite a facilidade e praticidade do serviço.